Afeela: Sony junta-se à Honda e anuncia primeiro automóvel elétrico na CES 23

A joint venture de mobilidade da Sony e da Honda revelou um novo protótipo EV chamado Afeela durante a apresentação da Sony na CES em Las Vegas na quarta-feira. A marca irá aparecer no primeiro carro elétrico de produção da joint venture, que deve começar a ser vendido na América do Norte em 2026.

Ainda não se sabe muito sobre a nova marca, mas o CEO da Sony Honda Mobility, Yasuhide Mizuno, disse que o carro aproveitaria a experiência da Sony com IA, entretenimento, realidade virtual e realidade aumentada para apresentar um EV exclusivo. “Afeela representa o nosso conceito de relacionamento interativo, onde as pessoas sentem a sensação de mobilidade interativa e onde a mobilidade pode detectar e entender as pessoas e a sociedade, utilizando sensores e tecnologias de IA”, disse Mizuno.

Mais de 40 sensores, incluindo câmeras radar serão incorporados em todo o exterior do veículo, aprimorando a sua capacidade de detectar objetos e conduzir de forma autônoma. De acordo com Mizuno, Afeela irá tentar incorporar três temas principais, incluindo autonomia, aumento e afinidade.

O protótipo revelado no palco parecia diferente do conceito revelado pela Sony na CES há três anos. Este era um sedã com uma barra de luz na frente, uma grade fechada e um teto preto brilhante.

O novo EV terá um preço para competir com outras empresas premium, como Mercedes-Benz, BMW, Volvo e Audi. A Sony disse que espera que o seu software ofereça serviços de assinatura, ou seja os proprietários dos veículos provavelmente terão que pagar uma taxa mensal para aceder a determinados recursos.

Foi há três anos que a Sony surpreendeu os participantes da CES ao lançar um conceito elegante chamado Vision-S. No ano passado houve mesmo o anuncio o Sony Vision S 02, a segunda versão deste concept.

No início de 2022, foi divulgada a notícia de que a Sony estava a criar uma joint venture com a Honda com o objetivo expresso de produzir e vender veículos elétricos em massa. Os carros da Sony-Honda entrarão em produção numa das 12 instalações da Honda nos EUA, embora nenhum detalhe tenha sido partilhado sobre o volume planeado. O EV será vendido primeiro nos EUA em 2026 e, posteriormente, no Japão e na Europa. As pré-encomendas estão previstas abrir em 2025.

Entre algumas das ideias que surgiram para o carro Honda-Sony estava uma PS5 totalmente integrado para os jogos e entretenimento. De acordo com Yasuhide Mizuno, presidente da Sony Honda Mobility e diretor administrativo sênior da Honda, o plano era “desenvolver um carro como hardware que atendesse ao entretenimento e à rede que gostaríamos de oferecer”, disse ele numa entrevista no final do ano passado.

A Sony vê os carros e os EVs em particular como uma plataforma crucial para o futuro dos seus produtos de tecnologia e entretenimento. A Sony não se contenta em licenciar o seu hardware e software para outras montadoras, ou projetar o seu sistema operacional como Apple e Google. A Sony quer ajudar no processo de design e desenvolvimento. Fazer carros é incrivelmente arriscado e caro, especialmente para uma empresa que nunca fez isso antes, basta olhar para Dyson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui