O mercado dos equipamento dobráveis promete expandir-se no próximo ano de 2023. A Samsung tem, claramente, liderado esse mercado, sendo que a concorrência praticamente não existe (a não ser na China). Ora, a verdade é que no próximo ano já vamos ver a Oppo a lançar Find N2 Flip a nível global, mas a grande expetativa está na Apple.
Chegou a ser falado que poderia ser lançado um iPhone dobrável, mas provavelmente a Apple deverá lançar primeiro um iPad dobrável e, contrariamente ao que se tem falado, não deverá substituir o iPad mini. Até porque o preço será elevado para substituir o mini.
De acordo com o fiável analista Ming-Chi Kuo, a Apple está a trabalhar num iPad mini de próxima geração que não irá dobrar de forma alguma. O próximo dispositivo também não chegará antes de 2024, segundo o tweet de Kuo na terça-feira.
Kuo calcula que o iPad mini permanecerá no mercado porque o preço de um potencial dispositivo dobrável seria demasiado elevado. Isto não quer dizer que a Apple não lance um Fold, mas é pouco provável que seja um substituto para o iPad mini, acredita Kuo.
No tweet, ele escreveu: “Penso que é improvável que a Apple substitua o iPad mini por um iPad dobrável em 2025, o que pode ser contrário ao que alguns meios de comunicação previram anteriormente. É porque um iPad dobrável terá um preço marcadamente mais elevado do que um iPad mini, pelo que tal substituição não é razoável”.
A Apple relançou o iPad mini pela última vez em 2021. Isto trouxe um redesign há muito esperado para o tablet pequeno que finalmente abandonou as margens volumosas e acrescentou suporte para o Apple Pencil 2 e integrou o chipset A15 Bionic. Também introduziu pela primeira vez o 5G na gama.
(3/3)
Additionally, Apple is currently working on a new version of the iPad mini equipped with a new processor as the main selling point, and the mass shipment is expected to start by the end of 2023 or in 1H24.— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) December 27, 2022
O preço pedido de 669 euros significa um aumento de preço em relação aos antecessores, mas chegou com um design mais premium do que o iPad padrão de 10,2 polegadas que a Apple vende por menos.
A Apple não costuma atualizar anualmente o mini iPad, pelo que faz sentido que a actualização possa não chegar até 2024. Resta saber se a Apple lança um iPad Fold para acompanhar esse dispositivo nos anos vindouros.
Qual o preço do iPone dobrável?
Por outro lado, não se espera que o iPhone ‘Fold’ seja lançado antes de 2024. Isto ecoa ainda mais os relatórios de outros analistas como Ross Young e Ming-Chi Kuo. Não podemos dizer que ficamos surpreendidos com a expectativa de preço, que aponta para os $2500, o que é mais do dobro do preço do iPhone 14 Pro Max e significativamente mais alto do que o Galaxy Z Fold 4.
Mais uma vez, os detalhes sobre este próximo dispositivo ainda são escassos, tendo em conta que a produção ainda não começou. Mas poderia presumir-se que a Apple poderia falar com a Samsung para o componente do Display. No mínimo, a tecnologia que a Samsung está a utilizar no seu Galaxy Z Fold 4 e as gerações futuras poderão ser utilizadas pelo seu maior rival.