A sua smart TV anda a espiá-lo?

Um aviso da divisão do FBI de Oregon vem alertar para os potenciais riscos de segurança das smart TV.

Depois da notícia das falhas de segurança das Hello Barbies que fazem com que a boneca possa ser usada por hackers para vigiar crianças e ouvir conversas. Depois da notícia que a Amazon emprega milhares de pessoas para ouvirem as gravações da Alexa. Agora também temos de ter cuidado com as nossas smart TV ouvem?

Estas “televisões inteligentes” vêm com controlo de voz, que permite ligar a tv sem sequer ter de pegar no comando. Para permitir estas funções, a tv tem de transmitir dados aos servidores. Já se sabia que os dados que as smart TV da Samsung recolhem pode ser enviados a terceiros.

E além do fabricante estar a ouvir o que dizemos, também pessoas menos bem intencionadas podem conseguir ter acesso ao que se comenta lá em casa. Câmaras e microfones das smart TV podem ser alvo de ataques. Hackers podem ligar a câmara e microfone da TV remotamente e espiá-lo sem saber.

O FBI vem agora dar algumas dicas para evitar ser apanhado desprevenido e continuar a tirar o melhor proveito da sua TV:

  • deve conhecer as funções da TV e como controlar as suas funções.
  • não deve depender apenas das definições de segurança. Deve alterar palavras-passe se possível e saber como desligar câmaras e microfones e a recolha de dados pessoais. Se não for possível, considere o risco de comprar o aparelho mesmo assim.
  • tapar a câmara manualmente é sempre uma boa opção (com fita preta ou qualquer outra coisa que consiga o mesmo efeito)
  • verificar as políticas de privacidade do fabricante e dos serviços de streaming.

E, pelo sim pelo não, não conte segredos à frente da televisão!

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here