A «Rede Social Mais Valiosa do Mundo» ajuda a encontrar crianças desaparecidas

A «Rede Social Mais Valiosa do Mundo» é um projeto recente fruto de uma iniciativa da “Sociedade do Canadá para as Crianças Desaparecidas” (MCSC). A criação da rede junta-se a um pequeno nicho de ideias que permite utilizar a tecnologia à qual todos têm acesso no dia a dia, para causas sociais.

Há muito que se pode doar o tempo de processamento inativo dos computadores caseiros, através do programa Boinc e outros semelhantes, para objetivos mais globais. Estas aplicações utilizam os recursos não usados dos computadores dos utilizadores para tarefas que contribuem para o bem de todos, como quando está ligado mas sem atividade, ou simplesmente quando toda a sua capacidade não está a ser utilizada. Os recursos podem ser usados para estudar o processo de filtrar água, ou para a cura para doenças, ou para a procura de vida extraterrestre. Essencialmente os cientistas têm demasiados dados e pedem ajuda ao cidadão comum na tarefa de analisá-los.

Segundo a Springwise, a MCSC decidiu pedir ajuda de outra maneira: através das redes sociais Facebook e Twitter, e dos smartphones. Com a ajuda destas novas tecnologias e formas de comunicação, a localização dos utilizadores pode ser fundamental na ajuda em encontrar crianças desaparecidas – sempre que uma criança desaparece, os utilizadores dessa área são notificados através das redes sociais e mensagens por telemóvel.

Visto que apenas são utilizados dados das autoridades não existe o perigo de divulgar anúncios falsos, desatualizados ou que não passam de brincadeiras de mau gosto. Ao divulgar rapidamente uma imagem na área de desaparecimento da criança pretende-se maximizar as possibilidades de a encontrar, dados que as primeiras horas são sempre cruciais nestas situações.

Resta saber quando a Policia Judiciária ou outras entidades de segurança nacional importarão a ideia para Portugal.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here