A próxima geração de óculos de realidade virtual para PC utilizará apenas uma entrada USB-C

A VirtualLink, um consórcio de companhias que inclui a AMD, NVIDIA, Oculus, Valve e a Microsoft, anunciou que a próxima geração de óculos de realidade virtual terão uma conexão muito mais simples.

Ao invés da enorme quantidade de ligações por vezes necessárias para colocar estes óculos a funcionar, a VirtualLink anunciou que a indústria irá normalizar a oferta para se conectar através de apenas uma ligação USB-C.

Uma maior facilidade para o utilizador

Quem tem produtos de realidade virtual sabe a dor de cabeça que por vezes as ligações podem dar ao utilizador. Múltiplos cabos USB e HDMI para ligar dispositivos ao computador, sendo que basta um deles falhar para que surjam complicações. Esta decisão da VirtualLink pretende simplificar o processo e facilitar a vida a quem quer recorrer a realidade virtual no computador.

Assim sendo, o objectivo não é apenas facilitar as ligações dos actuais utilizadores: esta simplificação faz parte de uma estratégia maior que pretende levar a realidade virtual no computador a mais utilizadores. Ao simplificar a ligação para apenas uma porta USB-C, a realidade virtual fica aberta a um maior número de dispositivos, como notebooks, tablets e computadores portáteis mais pequenos. Estes dispositivos por norma oferecem pelo menos uma porta USB-C, que no futuro será o standard da indústria.

Esta decisão parece lógica dada a própria evolução dos produtos de realidade virtual. Se até agora a maioria dos produtos eram mais dispendiosos e exigiam computadores topo de gama para poder funcionar, no último ano vimos um aumento da oferta em produtos de realidade virtual suportados por dispositivos mais humildes em termos de processamento de informação.

Esta alteração só se aplicará à próxima geração

A VirtualLink sublinhou que este novo standard só se aplicará ao hardware da próxima geração. Por agora, quem for adquirir óculos de realidade virtual para computador, ainda terá que lidar com alguns cabos extra.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here