A proibição da Wikipedia na Turquia acabou após quase 3 anos.

A Turquia vai finalmente restaurar o acesso à Wikipedia após proibição de quase 3 anos.

O Tribunal Constitucional do pais decretou que a proibição viola a liberdade de expressão. A enciclopédia online estava proibida desde abril de 2017 após a Wikipédia ter recusado apagar artigos de carácter critico sobre o governo do pais. Os artigos referiam que o pais tinha cooperado com o grupo IS (Islamic State) e com a Al-Qaeda na Syria.

A proibição durou um total de 991 dias. Segundo uma publicação num blog que a Fundação Wikimedia fez, a empresa está contente por voltar a estar disponível para a população da Turquia e poder ainda participar nas conversas e artigos da enciclopédia. Desta maneira é possível continuar a missão de fazer da Wikipedia uma fonte viva de informação não só sobre a Turquia mas também sobre o mundo.

Na quarta-feira era possível ler-se o hastag #Wikipedia tornou-se o tema moda top no Twitter na Turquia após a proibição, partilhou a BBC.

Neste momento a Wikipedia ainda não está disponível para toda as pessoas na Turquia. A justificação para esta situação é que a proibição vai ser levantada gradualmente em vez de ser tudo de uma vez. Algumas empresas que providenciam os serviços de Internet ainda estão a meio do processo de restaurar a acesso em todas as localidades. Fica a esperança que a proibição seja completamente levantada em breve.

No entanto a enciclopédia online não é noviça nas andanças das proibições. A Wikipedia sofreu proibição em todo o mundo. Por exemplo, neste momento o acesso à Wikipedia ainda está bloqueado na China. As várias proibições que a Wikipedia é alvo pode ter a ver com os temas dos artigos colocados ou com o facto de as informações viajarem livremente na enciclopédia mas a verdade é que a Wikipédia é notoriamente usada pelo mundo fora.

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui