A Panasonic apresenta a nova LUMIX GH5M2

A Panasonic apresenta a nova LUMIX GH5M2, uma câmara de formato Micro Quatro Terços com um desempenho de vídeo excecional que integra melhorias em relação à sua antecessora, a icónica GH5.

A série da GH da LUMIX foi concebida a pensar sobretudo nos profissionais do mundo do vídeo e nos criadores de conteúdos. Seguindo esta linha, a nova LUMIX é a câmara perfeita para a criação de vídeos, uma vez que pode gravar praticamente sem limites numa grande variedade de configurações e com um desempenho inigualável.

Entre as suas características mais destacadas, encontramos melhorias notáveis nos formatos de vídeo, live streaming sem fios e várias melhorias na operabilidade.

A nova GH5M2 estará disponível no início de julho. A Panasonic lança uma promoção na compra da nova GH5M2 que consiste na oferta de uma objetiva de 25 mm e de uma bateria extra, um pack avaliado em 280 euros. A promoção estará em vigor até 31 de julho de 2021.

Qualidade de vídeo melhorada

Sesenvolvida com base na sua antecessora, a LUMIX GH5M2 alcança uma gravação de vídeo C4K/4K 60p 4:2:0 de 10 bits2 e pode emitir simultaneamente 4K 4:2:2 de 10 bits através de HDMI. Mesmo em 4K/60p, toda a área do sensor da GH5M2 é utilizada, permitindo ao utilizador gravar vídeos sem cortes a partir do ângulo de visão original da objetiva.

A nova LUMIX oferece igualmente uma elevada gama dinâmica e um vasto espectro de cores, graças ao V-Log L pré-instalado, não sendo necessário um código de atualização de software separado. A grande vantagem desta função é a recolha de todas as informações necessárias e que são posteriormente ajustadas ao processo criativo na pós-produção. Com esta função, é muito fácil combinar o tom de cor com as sequências gravadas no V-Log com a S1H/S1 e no V-Log L com a GH5/GH5S.

Estão também disponíveis 35 LUT de conversão compatíveis com as câmaras de cinema VariCam, que podem ser descarregadas gratuitamente. Por outro lado, a LUMIX GH5M2 incorpora outras ferramentas de vídeo, como o Waveform Monitor e o V-Log View Assist.

Tal como a aclamada S1H, a LUMIX GH5M2 oferece dois tipos de predefinições da gama Cinelike. Estes modos criam looks impressionantes com tons de pele quentes ou delicados matizes de luz e sombra, mesmo sem a gradação de cores no material V-Log. A predefinição Cinelike D2 dá prioridade à gama dinâmica, ao passo que o Cinelike V2 dá prioridade ao contraste. Também foram adicionados os modos L.Monochrome S e L.Classic Neo. Todas estas predefinições estão também disponíveis no modo anamórfico.

Alta velocidade e precisão para captar todos os detalhes

O sensor digital Live MOS de 20,3 megapíxeis com revestimento antirreflexo capta perfeitamente todos os detalhes, minimizando o ghosting e os flashes mesmo em situações de contraluz. O processador de imagem também foi atualizado de modo a utilizar o último motor Venus de alta velocidade e alto desempenho.

Em comparação com a GH5, o AF de alta velocidade e elevada precisão da LUMIX GH5M2 deteta os olhos e o rosto aproximadamente duas vezes mais depressa e continua a reconhecê-los mesmo quando o objeto é 50% mais pequeno do que a GH5 necessitaria para poder detetar. A câmara segue o objeto, mesmo se este virar as costas, inclinar a cabeça ou se afastar. As melhorias na tecnologia DFD potenciaram o AFC, permitindo aos utilizadores acompanhar os objetos, inclusivamente os mais pequenos, com uma focagem precisa quando o obturador é libertado.

Para permitir um disparo estável de mão livre, o estabilizador de imagem da LUMIX GH5M2 é ainda mais avançado do que o da sua antecessora, permitindo utilizar uma velocidade de obturação 6,5 passos mais lenta. Com a adoção do último algoritmo desenvolvido para a S1H, a gravação de vídeo é suave e estável mesmo quando a câmara está em movimento.

Foi incorporada na nova GH5M2 um ecrã tátil LCD de ângulo livre de 3,0 polegadas com uma relação de aspeto 3:2 e uma alta resolução de 1840K pontos. Em comparação com a GH5, o ecrã apresenta uma maior luminosidade e uma reprodução de cor superior para garantir uma elevada visibilidade no exterior. Além disso, pode ser utilizada a função “Marcador de Fotogramas” para verificar a composição durante a gravação em vários formatos de aspeto comum, tais como 16:9, 4:3, 1:1, 4:5, 5:4 e 9:16. Tal como com outros modelos da LUMIX, um indicador vermelho no ecrã e no EVF indica quando a câmara está a gravar.

A grande revolução da GH5M2: transmissão em direto com cabo ou sem fios, conetividade Bluetooth e Wi-Fi

A nova GH5M2 inclui diferentes opções de conetividade e melhorias em relação à GH5.

É possível transmitir em direto com alta qualidade tanto no interior como no exterior com o mínimo de equipamento: apenas a LUMIX GH5M2 e um smartphone com a aplicação LUMIX Sync. De acordo com o protocolo RTMP/RTMPS que utiliza o codec H.264, é permitida uma resolução/frequência de imagem máxima de FHD/60p a 16Mbps. Para a transmissão em direto por cabo, está disponível para descarregamento gratuito o software dedicado da LUMIX Webcam.

O novo modelo incorpora conectividade Bluetooth 4.2 e Wi-Fi de 5GHz (IEEE802.11ac) e 2.4GHz (IEEE802.11b/g/n) para uma utilização eficiente da câmara. Uma vez ligada a câmara a um smartphone ou tablet com o LUMIX Sync da Panasonic para iOS/Android, os utilizadores podem fotografar, navegar e partilhar fotografias e vídeos remotamente. Por outro lado, o Wi-Fi de banda dupla (2,4GHz ou 5GHz) proporciona uma ligação segura e estável.

No seu conjunto, a GH5M2 proporciona ligações não só com smartphones, mas também com routers ou outros dispositivos de rede.

Máxima perfeição e fiabilidade para profissionais

Todos os elementos da nova LUMIX GH5M2 foram concebidos para que a câmara se adapte a uma utilização intensiva no exterior, tornando-a um produto extremamente fiável e ideal para profissionais do mundo do vídeo e da criação de conteúdos.

Para facilitar ainda mais a utilização no exterior, a câmara conta com uma nova bateria com alta capacidade de 2200 mAh que permite o fornecimento de energia durante a gravação e também o carregamento por USB PD (fornecimento de energia) e através de CA ou USB. A LUMIX GH5M2 está equipada com uma ranhura dupla para cartões de memória SD, compatível com cartões UHS-II de alta velocidade e capacidade, classificados como V90, para retransmissão, cópia de segurança e gravação por atribuição.

Outros acessórios úteis e de fácil utilização herdados da GH5

A LUMIX GH5M2 é suficientemente resistente para suportar uma utilização intensiva no terreno. De facto, a sua estrutura dianteira e traseira é composta por uma liga de magnésio e o corpo é resistente a salpicos, ao pó e à congelação até -10 ºC.

Este novo modelo admite o adaptador de microfone DMW-XLR1, que permite gravar som estéreo de alta resolução a 96kHz/24bit e é ideal para gravação com sincronização de lábios.

Com o objetivo de melhorar a sua ergonomia e usabilidade, também está disponível o controlo remoto do obturador DMW-RS2, que permite minimizar o movimento não desejado e facilitar a gravação de disparos contínuos ou manter o obturador aberto durante um período prolongado.

É também possível usar duas baterias, uma na própria câmara e outra no grip da bateria DMW-BGGH5. Este punho prolonga a duração da bateria da câmara e faz com que o manuseamento do dispositivo seja mais confortável, inclusivamente ao fotografar na vertical. Pode ser manuseado de forma intuitiva com um joystick e adapta-se perfeitamente à câmara, tendo um design resistente aos salpicos, ao pó e à congelação. Para facilitar a gravação de vídeos selfie e a fixação da câmara, está disponível o tripé grip DMW-SHGR1.

Por último, com o software LUMIX Tether, os utilizadores podem controlar a câmara num PC através de USB. O software permite tanto ao utilizador como a outros espetadores ver as imagens no ecrã de um PC enquanto está a disparar, o que auxilia nas sessões fotográficas comerciais de retratos, produtos, etc.

Futuras atualizações de firmware

A LUMIX GH5M2 continuará a evoluir com uma futura atualização de firmware, prevista para o final de 2021. O novo firmware inclui: Live View Composite, USB Tethering (ligado a um smartphone através de 4G/5G), distribuição de streaming compatível, ligação ainda mais estável ao smartphone e streaming IP por cabo RTP/RTSP.

Por outro lado, a atualização de firmware para as objetivas LUMIX G / LEICA DG tornará a sua utilização com a GH5M2 mais confortável, permitindo aos utilizadores escolher uma configuração não linear ou linear para o anel de focagem. Na configuração não linear, a focagem desloca-se de forma variável, de acordo com a velocidade de rotação do anel de focagem. Na configuração linear, a focagem desloca-se a intervalos fixos, em função da rotação da objetiva, imitando uma objetiva manual. A sensibilidade na configuração linear pode ser ajustada entre 90 e 360 graus em intervalos de 30 graus.

Os programas de firmware estarão disponíveis no site da LUMIX no próximo dia 8 de junho de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui