A OnePlus prometeu desativar recurso do OnePlus 8, após relatos de que a lente pode tirar fotos com “raios-X”

A fabricante chinesa de smartphones OnePlus prometeu desativar a câmera em seu celular mais recente, após relatos de que a lente pode tirar fotos com “raios-X”. Os usuários revelaram na mídia social na semana passada que a lente “Photochrom” do OnePlus 8 Pro pode ver através de certos plásticos e roupas.

As fotos postadas no Twitter mostram as lentes sendo usadas para espiar as entranhas dos controles remotos da TV ou revelar telefones e outros aparelhos escondidos sob as roupas. A OnePlus disse que está investigando o problema e bloquearia o uso da lente Photocrom na China até novo aviso.

O filtro ainda está disponível para usuários em outras regiões do mundo.

Em comunicado divulgado no site de mídia social chinês Weibo, a empresa de Shenzhen se desculpou por “criar preocupações com a privacidade”, informou a Abacus News. O OnePlus 8 Pro chegou às prateleiras no mês passado e vem com quatro câmeras traseiras, incluindo a lente Photochrome.

O filtro usa infravermelho para adicionar uma cor única às suas fotos, mas parece que o truque tem alguns efeitos colaterais indesejados.

Os recursos de “raio-X” da câmera foram detectados pela primeira vez pelo comentarista de tecnologia americano Ben Geskin.

Ele postou um vídeo no Twitter na semana passada, mostrando a câmera Photochrom do 8 Pro, olhando através da caixa de plástico de um decodificador da Apple TV. Vídeos postados por outros usuários mostraram que a lente era capaz de detectar os gráficos em uma caixa do iPhone através da camiseta preta de alguém.

Recurso Suspenso

Parece que o recurso funciona apenas em dispositivos com caixa de plástico muito fina e com itens de vestuário selecionados. Em comunicado divulgado na terça-feira, um porta-voz do OnePlus sugeriu que uma atualização para corrigir o problema seria lançada nas próximas semanas.

“Nos últimos dias, houve muita discussão sobre os recursos da câmera com filtro de cores no OnePlus 8 Pro”, afirmou a empresa.

“Muitos usuários e mídia falaram sobre as fotos únicas que você pode tirar com ela, mas alguns também levantaram questões sobre suas capacidades de ver determinados materiais”.

“Embora pensemos que esta câmera oferece aos usuários a capacidade de serem mais criativos com a fotografia em smartphones, também entendemos as preocupações que foram levantadas”, continuou ele.

“Portanto, já estamos trabalhando em um OTA que lançaremos nas próximas semanas para oferecer o filtro Photochrom, limitando outras funcionalidades que possam ser preocupantes”.

A empresa acrescentou que o filtro seria desativado na China devido a “informações falsas e enganosas circulando nas mídias sociais”. Uma atualização bloqueando o recém-encontrado recurso “raio-X” será lançada em todo o mundo.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here