Nvidia está alegadamente a despejar GPUs de portáteis de baixa especificação

A Nvidia está alegadamente a abandonar os seus chips gráficos móveis de nível básico MX. Isto está muito no reino dos rumores, mas prevê-se a morte do chip mais fraco da Nvidia para portáteis; o que faz muito sentido.

A linha MX tem sido não só a série mais barata e de menor desempenho da Nvidia de GPUs para portáteis, mas também a sua opção de menor potência. No entanto, com a Intel e a AMD a aumentarem o desempenho dos seus gráficos integrados ao longo de sucessivas gerações, o MX está a ser “ignorado”.

No outro extremo da escala, espera-se que o chip móvel RTX 4050 da Nvidia mantenha o perfil de potência mínima do seu antecessor RTX 3050 de 35W. Tendo em consideração tanto estes APUs como uma RTX 4050 de 35W e temos como resultado uma janela muito estreita em que qualquer chip Nvidia MX pode operar.

Atualmente, a linha MX é a melhor com o MX570. Baseia-se na GPU GA107 e suporta 2,048 núcleos CUDA, um boost clock de 1,155MHz, e um memory bus de 64 bits bastante pequeno. O seu desempenho de pico 4,7 TFLOPS shader representa um grande défice em relação aos 8,9 TFLOPS dos gráficos integrados mais rápidos Radeon 780M no mais recente APUs Ryzen 7040 Series da AMD para computadores portáteis.

Enquanto o MX570 a 25W tem uma potência inferior à da RTX 4050, por outro lado, é também uma potência superior à classificação de 15W dos gráficos integrados Radeon. A partir daí, a linha MX cai rapidamente, terrivelmente.

O MX570 é o único membro da família MX baseado na tecnologia de geração Ampere-generation. O MX550 do nível seguinte desce para um chip TU117 baseado em Turing com apenas 1.024 núcleos CUDA e 2,7TFLOPS de desempenho de shading bruto.

Para que conste, o RTX 4050 móvel deverá utilizar a próxima GPU AD107 com 2.560 núcleos CUDA, um boost clock de 1.755MHz, e um memory bus de 96 bits para um total de 9TFLOPS de shading de potência bruta. Portanto, isto não oferece um aumento de potência bruta de shading sobre a APU AMD, mesmo que esperemos que proporcione um desempenho superior no mundo real dos jogos.

De qualquer modo, dado o custo e complexidade de adicionar uma GPU discreta a um portátil, o benefício, se é que existe algum, da linha MX em relação aos gráficos integrados mais recentes, é certamente uma narrativa de terminal. Já que não há espaço para a mais pequena GPU móvel da Nvidia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui