Atualmente, os smartphones têm, cada vez mais, melhores câmaras fotográficas, podendo, inclusive poder ser utilizados para uso mais profissional, veja-se o exemplo o iPhone 13 Pro Max que está indicado para produções cinematográficas. Agora, a Sony quer ir mais longe, e acaba de apresentar uma câmara com funcionalidades de smartphone mas que se parece, à primeira vista, apenas com um smartphone.
Para oferecer o que há de melhor nos smartphones e nas câmaras, a Sony criou o Xperia Pro-I, que alia a tecnologia de processamento de imagem de uma câmara, às funcionalidades de um smartphone topo de gama. O I, na sua denominação, refere-se a Imaging.
Vem equipado com Wi-fi 6 a 5G, para tornar mais eficaz a partilha de fotografias e vídeos captados a partir do dispositivo. Possui um “genuíno sensor de imagem Exmor RS CMOS de tipo 1.0”, que com abertura que varia entre F/2.0 e F/4.0, segundo a Sony, garantindo fotografias profissionais. A câmara foi especialmente concebida para criar um efeito de profundidade e ter “desempenho superior em locais menos iluminados”.
Para além da câmara principal tem mais duas: uma de 12 MP com distância focal de 50mm, abertura de f/2.4 e um sensor mobile 1/2.9″ Exmor RS, e a terceira, tem um sensor mobile 1/2.5″ Exmor RS de 12 MP com distância focal de 16mm e um ângulo de 124º.
No que às lentes se refere, são da Zeiss. A principal tem 24 mm com dupla obturação: f/2.0 e f/4.0, fazendo com que seja possível jogar com o campo de profundidade, criando um efeito Bokeh por hardware, diferente dos produtos gerados pelo software do smartphone.
De acordo com a Sony, este dispositivo, é capaz de gravar vídeos a 4K HDR a 120 FPS, bem como reproduzir desde 24 a 120 FPS. Ainda tem um ecrã OLED de 6,5″ com resolução de 3840 x 1644 píxeis (4K) e taxa de atualização máxima de 120Hz. É resistente a água e poeiras (IPX5/IPX8 e IP6X) e tem proteção Corning Gorilla Glass Victus na frente Gorilla Glass 6 atrás.
A bateria é de 4500 mAh com tecnologia de carregamento rápido.
Estima-se que o smartphone chegue às lojas em dezembro e que o preço de lançamento será de 1.800 dólares, portanto ainda não sabemos quando chegará a Portugal ou Brasil, se chegar.