O site The Information (Acesso Pago) relatou que “a Netflix está procurando contratar um executivo para supervisionar a expansão dos videogames, um sinal de que está intensificando seus esforços para crescer além do entretenimento tradicional filmado, de acordo com pessoas familiarizadas com a situação.”
Não há lista oficial de empregos para esta função, mas os autores do relatório afirmam que vários executivos da indústria de jogos foram abordados sobre uma função potencial na empresa.
Não será a primeira incursão em jogos da Netflix, com crossovers encontrados no videogame Stranger Things, ou mesmo o número de filmes escolha sua própria aventura na plataforma, como Black Mirror: Bandersnatch , ou mesmo o finale de The Unbreakable Kimmy Schmidt.
Mas parece que a Netflix pode ter coisas ainda maiores na calha.
Netflix Contra a corrente
Se o relatório for verdadeiro, ele mostra uma postura um pouco diferente da Netflix, que parecia manter uma distância respeitosa do desenvolvimento de jogos na maior parte, se contentando em adaptar franquias de jogos de sucesso em séries importantes como The Witcher, ou títulos baseados em Tomb Raider ou mesmo Resident Evil.
O CEO Reed Hastings reconheceu a atração de grandes jogos como Fortnite, reconhecendo que o atirador Battle Royale é um competidor maior pelo tempo dos usuários do que qualquer outro grande serviço de streaming de TV: “Competimos com (e perdemos para) Fornite mais do que HBO.”
Em 2019, porém, Hastings falou na conferência Dealbook do New York Times e deixou claro que, apesar do aumento do interesse em streaming de jogos por muitos jogadores importantes nos mundos de tecnologia e entretenimento (Google Stadia, Project xCloud), o Netflix não estava planejando entrar em ação.
“Estamos realmente focados em fazer séries e filmes incríveis e sem roteiro”, disse Hastings, encerrando a ideia de Netflix configurar uma plataforma autônoma apenas para streaming de jogos.
Não sabemos ao certo se a Netflix pretende publicar seus próprios jogos com base no existente da Netflix ou oferecer uma espécie de plataforma para títulos de terceiros.
O relatório afirma que “uma opção que a empresa discutiu é oferecer um pacote de jogos” em uma linha semelhante ao Apple Arcade. Aparentemente, os jogos não terão publicidade, diz o relatório.
Alguns alertas
Um problema com o qual a Netflix está atenta é a qualidade das conexões de internet dos usuários – ela oferece um plano básico de baixa resolução que permite que os espectadores assistam ao seu conteúdo sem a necessidade de uma conexão de fibra óptica de alta velocidade.
Os jogos só exigirão mais na Internet doméstica, embora o aumento das velocidades de conexão e a hospedagem de servidor externo para fluxos de jogos (como no Google Stadia) possam oferecer uma solução aqui.
Uma grande parte da estratégia de streaming da Netflix nos últimos anos tem sido a produção de seu próprio conteúdo – garantindo que ela não precise pagar tantas taxas de licenciamento para outros estúdios e possa contar cada vez mais com o conteúdo feito pela Netflix.
Se a Netflix está procurando se aprofundar mais em jogos, então, pode ser que vejamos ela criar seu próprio estúdio interno, embora o fracasso de outros jogadores nesta área deva possivelmente dar uma pausa.