Já passou mais de meio ano desde que começou a invasão da Ucrânia por parte da Rússia. Devido a estes eventos, têm vindo a ser feitas várias sanções ao país que iniciou o conflito, não só por parte de governos estrangeiros mas também por várias empresas multinacionais que têm vindo a remover a disponibilidade de bens e serviços da Rússia.
A Apple removeu recentemente da AppStore a app VK, uma rede social russa e a quinta mais utilizada no país. Consequentemente, a VK Music e ainda a Mail.ru também foram removidas da loja de apps da empresa norte-americana.
Estas remoções foram feitas em resposta às novas sanções feitas pelo governo britânico à Rússia. A Apple não só removeu estas apps como também encerrou as contas de desenvolvedor da VK. Segundo um porta-voz da empresa americana: “Estas apps estão a ser distribuídas por desenvolvedores maioritariamente controlados por grupos sancionados pelo governo britânico.”
As três apps referidas já não podem ser transferidas para qualquer dispositivo através da AppStore, independentemente da localização do utilizador. No entanto, utilizadores que já as possuíssem instaladas antes da remoção podem continuar a utilizá-las normalmente.
A VK também confirmou, através de uma press release, que as suas aplicações já não podem ser transferidas e atualizadas através dos serviços da Apple. No entanto, a rede social russa já afirmou que continuará a desenvolver e atualizar as suas apps para iOS, sendo o seu foco manter as suas funcionalidades gerais independentemente das novas dificuldades técnicas com notificações e pagamentos que surgiram com as novas remoções. O governo russo também afirmou ter começado a investigar as razões por detrás da remoção deste software.
Apesar desta decisão por parte da Apple, as três apps já referidas continuam disponíveis para download na PlayStore para qualquer dispositivo Android compatível. A Google ainda não revelou detalhes sobre uma possível remoção.
Fonte: Engadget