A maior feira de tecnologia do mundo, a CeBIT, abriu ontem as portas, num dia marcado pela presença da chanceler alemã Angela Merkel e da convidada especial, a Presidente brasileira Dilma Roussef, uma vez que o Brasil foi eleito o país parceiro oficial da edição deste ano.
Após a cerimónia de abertura, as duas líderes mundiais, percorreram a feira, experimentado algumas das novidades apresentadas pelas marcas presentes, e uma das propostas foi a realização de um teste à prova de água, num aquário, o primeiro tablet Android da Fujitsu, o Stylistic M352, como já tinha feito no CES 2012.
Segundo a empresa japonesa, o tablet vem equipado com o mais recente sistema operativo Android, Ice Cream Sanduich 4.0, ecrã de 10 polegadas “Gorilla Glass” e com um processador quadcore.
Localizado em Hannover, e organizado anualmente desde 1986, tem crescido ano após ano, tendo frequência assídua essencialmente de profissionais de bancos, agências governamentais, sectores industriais e outros visitantes com o intuito de testemunharem os novos produtos e inovações no sector das TIC.
Os destaques deste ano, no campo da robótica, vão para robôs dançarinos de tamanho real, a fazer pole-dancing, feitos a partir de peças de carro antigas, ou para um protótipo de um carro futurista que torna o estacionamento mais fácil, encolhendo até 50 centímetros para caber em espaços pequenos.
Outros gadgets não menos interessantes e algo curiosos, são o caso de uma máquina que faz cubos de gelo em forma de R2D2, o famoso robot do Star Wars, ou um despertador que emite um som estridente, sendo desactivado apenas quando a pessoa conseguir atingir um alvo com um feixe laser.
A feira decorre até ao próximo dia 10 de Março, estando previstas novas novidades tecnológicas nos próximos dias.