A Inteligência Artificial criou uma pizza que, supostamente, agrada a todos

A Dodo Pizza, uma das maiores cadeias de alimentação na Rússia, recorreu à Inteligência Artificial para criar uma pizza que fosse transversal a todos os gostos individuais. Após analisar 300 mil receitas diferentes, atingiu a “pizza perfeita”, como se lê no Tech Explorist.

Apesar de gostos pessoais serem algo subjetivos, a Dodo Pizza pensou que poderia quantificá-los e, através da Inteligência Artificial, criar a pizza ideal, que combinasse os mais variados e inesperados ingredientes e agradasse à maioria dos seus clientes. A tarefa não foi propriamente fácil mas a Dodo Pizza acredita ter conseguido.

Segundo um estudo de 2011, a culinária ocidental mostra uma tendência em usar pares de ingredientes que partilham muitos compostos de sabor. De acordo com o Tech Explorist, isto foi essencial para a Inteligência Artificial selecionar os melhores ingredientes para agradar a todos.

Os ingredientes escolhidos foram: molho de tomate, melão, pera, frango, tomate cherry, atum, menta, brócolos, queijo mozzarella e muesli. Alguns destes são ingredientes que não é nada comum estarem juntos numa pizza, mas a verdade é que as pessoas pareceram gostar.

No dia 10 de outubro, a Dodo permitiu aos clientes experimentarem a sua pizza criada por Inteligência Artificial. Apesar de os clientes descreverem o sabor como “incomum”, também disseram que era “surpreendente, saborosa, doce e com muitos sabores”.

O código usado na programação da IA foi divulgado pelos criadores, para que todos os pequenos restaurantes conseguissem competir com os “grandes players”. O objetivo da empresa russa é, não só tornar o sabor das suas pizzas melhor, mas também melhorar o sabor de todas as pizzas do mundo.

Para isso o código usado na programação, em open source, foi partilhado no GitHub.

Inicialmente, a lista era de mil ingredientes, estudados entre as preferências desde 2011, que foram sendo filtrados até se chegar à combinação que a Dodo apresentou aos clientes.

Fonte: Tech Explorist

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here