A Google vai passar a cobrar às empresas pelo Google Play na Europa

Red Magic 3S

A gigante tecnológica Google vai começar a pedir um taxa de licenciamento aos produtores de smartphones europeus para que possam utilizar a sua app store Google Play. As empresas poderão optar por utilizar versões rivais do sistema operativo Android.

Estas alterações surgem na sequência de deliberações tomadas com os recentes pacotes legislativos europeus. Recorde-se que a Google é uma empresa americana e há quem coloque estes assuntos no campo geopolítico.

Uma pesada multa de 4.34 biliões de euros

A Google anunciou as alterações na terça-feira, três meses desde que a Comissão Europeu deliberou uma pesada multa de 4.34 biliões de euros devido à utilização com base em monopólio que a Google faz do seu sistema operativo Android.

Em resposta, a Google cumpriu com as alterações requeridas. Porém, afirma que esta taxa para as empresas europeias serve para recuperar as receitas perdidas nos esforços realizados para se adaptar à nova lei europeia.

Recorde-se que em causa estava a pré-instalação do Google Search e do Chrome, assim como outras aplicações da Google, juntamente com a distribuição gratuita do Android. A empresa americana refere agora que é este modelo que permite mandar o Android gratuito:

“Visto que a pré-instalação do Google Search e do Chrome juntamente com outras aplicações nossas ajudava-nos a financiar o desenvolvimento e a distribuição gratuita do Android, nós vamos introduzir uma licença paga (para a Europa)”, referiu Hirosh Lockheimer, vice-presidente das plataformas e ecossistemas da Google.

As alterações serão introduzidas a 29 de Outubro para todos os novos smartphones e tablets vendidos na zona económica europeia. Ainda não é claro qual será o impacto monetário nas empresas europeias, estudo que deverá ser feito no futuro próximo. Também não se sabe se existirá alguma “retaliação” por parte da Comissão Europeia, ou outra instância da União Europeia.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here