A Google anuncia que o Google URL Shortener encerrará em Março de 2019

Certamente que já ouviu falar dos encurtadores de URL, como o Bit.ly, sendo que a Google também tinha uma versão sua e muito utilizada, o Goo.gl. Mas, a partir de 2019, o serviço vai terminar, sendo que os utilizadores estão a ser encaminhados para outro serviço da Google, o Firebase Dynamic Links.

Há uns anos atrás, começaram a surgir os encurtadores de links, sendo o bit.ly um dos mais conhecidos e utilizados no mercado. A Google, como não poderia deixar de ser, também lançou uma versão sua em 2009, o Google URL Shortener, no link goo.gl e que também é muito utilizado. No entanto, a utilização da plataforma não vai continuar durante muito mais tempo.

Foi através do blog oficial, que a Google anuncia que o Google URL Shortener encerrará em março de 2019, isto é, dentro de, exatamente, um ano.

Será já a partir de 1 de abril que a Google deixará de aceitar novos utilizadores nesta plataforma, bem como a criação de novos links, deixará de estar disponível. No entanto, para utilizadores que já utilizam a plataforma poderão continuar a criar links curtos, bem como aceder às estatísticas que a Google oferece na plataforma.

Os utilizadores da plataforma, poderão continuar a utilizar a mesma até ao final de março de 2019, a data oficial de encerramento. No entanto, e como costuma acontecer, a Google disponibiliza alternativas, tanto internamente como outras plataformas e, também, neste caso, a Google indica que os atuais utilizadores do Google URL Shortener poderão passar para o Firebase Dynamic Links, que permite, com o mesmo link, aceder a locais diferentes, dependendo do dispositivo no qual acede, como aplicações ou websites.

No entanto, a Google afirma que se apenas pretendem utilizar um simples encurtador de links, o ideal será passarem a utilizar outras plataformas concorrentes, como o bit.ly ou o Ow.ly.

Não se assuste, pois os link não foi ficar inactivos ou quebrados. A Google assegura que todos os links curtos criados continuarão a funcionar após o encerramento da plataforma, só já não será possível aceder às estatísticas dos mesmos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here