A nova geração do Google Pixel chegou e trouxe consigo algumas novidades interessantes. Entre elas, destaca-se o Android 14 e a implementação do Google Bard no Assistant. Como seria de esperar, o Google não deixou de destacar as melhorias introduzidas na sua aplicação de telefone, que já era bastante completa.
Uma das novidades mais notáveis é a alteração introduzida no Assistente Google e no seu filtro de chamadas. A partir de agora, o Assistente será capaz de nos informar se a pessoa que está a ligar marcou a chamada como urgente. Esta funcionalidade já está a ser disponibilizada para os utilizadores dos telemóveis Google.
A nova funcionalidade permite aos utilizadores saber se a chamada que estão a receber é importante ou não. Para entender melhor esta nova adição, é importante referir que os telemóveis Google possuem uma funcionalidade chamada “Tela de chamada” (ou Screen Call em inglês), que permite ao Assistente Google filtrar a chamada para conhecer o motivo da mesma. Na prática, o Assistente pergunta à pessoa que está a ligar qual é o motivo da chamada e apresenta essa informação no ecrã.
Esta funcionalidade é muito útil para filtrar chamadas spam, mas também para saber quem nos está a ligar. A partir de agora, e começando pelos Pixel nos EUA, esta funcionalidade será expandida e será apresentada como um botão quando recebermos uma chamada. Este botão terá como texto ‘Perguntar se é urgente’, e ao tocar nele, o Assistant irá fazer esta pergunta à pessoa do outro lado da linha.
Tal como acontecia até agora, o Assistant reconhece a informação e transcreve o que ouve, pelo que nos informará sobre a urgência (ou não) da chamada. Foi o reconhecido especialista, Mishaal Rahman, quem indicou que a implementação desta funcionalidade já começou.
Ao contrário de outros elementos exclusivos da família Pixel 8, como o modo ‘Pro’ da Pixel Camera ou os fundos de ecrã com IA, esta funcionalidade do Assistant chegará também aos Pixel mais antigos. De facto, alguns utilizadores já reportaram ter esta funcionalidade em outros telemóveis como o Pixel 7 Pro ou o Pixel 6A.
Infelizmente, parece que esta nova habilidade do Assistente Google só está a ser implementada nos EUA, pelo que teremos de esperar algum tempo até que a Google decida implementá-la noutras regiões do mundo. É uma pena que esta funcionalidade ainda não esteja disponível em todas as regiões. Esperemos que a Google decida implementá-la em breve noutras regiões do mundo.
Fonte: 9to5google