A descoberta de Mona Lisa

Mona lisa
Lisa Gherardini não terá sido o único modelo para a conceção do quadro de Leonardo da Vinci

Arqueólogos acreditam ter encontrado o esqueleto da mulher que serviu de modelo ao célebre quadro Mona Lisa. O esqueleto foi descoberto num convento em Itália, concretamente em Florença, por uma equipa de arqueólogos italianos.

O responsável pela equipa, Silvano Vinceti, segundo a AFP, refere que o teor desta descoberta é excitante e explica que serão efetuados testes com vista à confirmação da identidade do esqueleto.

A descoberta é o resultado de um estudo iniciado o ano passado que teve por base documentos que revelavam que Lisa Gherardini, Mona Lisa, posteriormente à morte do seu marido, ali havia vivido.

Para Silvano Vicenti, “É o culminar do nosso trabalho e estaremos perto de responder à principal pergunta: vamos ou não encontrar os restos mortais de Lisa Gherardini?” O investigador revela que inicialmente “Abrimos um túmulo, com um esqueleto completo, o que é muito importante, porque numa primeira fase da investigação não tínhamos encontrado restos humanos, tinham sido transportados para outro local.”

O objetivo dos arqueólogos passa, agora, por obter um retrato da mulher. Lisa Gherardini pensa-se ter sido a modelo que foi pintada por Leonardo da Vinci. Gherardini era mulher de Francesco del Giocondo, um abastado comerciante de seda de Florença. Gherardini ficou a residir na cidade italiana, auxiliada por duas freiras, suas filhas, após o marido ter falecido.

O líder da investigação, Silvano Vicenti, tem vindo a investigar o quadro de Leonardo da Vinci e já havia descoberto, anteriormente, com base numa fotografia, a letra L e a letra S nos olhos direito e esquerdo respetivamente, da figura de Mona Lisa.

Silvano Vicenti acredita ainda que terão sido vários os modelos utilizados pelo pintor na realização deste seu quadro, defendendo ainda que Lisa Gherardini terá sido a principal modela, mas que Leonardo da Vinci terá também recorrido a um homem para poder criar o sorriso misterioso de Mona Lisa.

No jornal britânico, Daily Mail, é possível aceder-se a algumas fotos da investigação arqueológica que está a ser levada a cabo no convento em Florença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here