A câmera de 48 MP do iPhone 14 Pro tira fotografias (em modo ProRAW) ocupando apenas 3x mais espaço (do que 12 MP)

O novo iPhone 14 – que já era ansiado pela maioria dos aficionados da Apple – trouxe consigo uma verdadeira melhoria do seu pacote fotográfico. Parece que a marca se rendeu, finalmente, a sensores fotográficos maiores, abandonando os tradicionais 12 MP (que foram a oferta padrão na grande maioria dos seus telemóveis nos últimos anos). Este sensor oferece uma clara melhoria da capacidade física das câmeras sem necessidade de recorrer a artifícios digitais para melhorar a qualidade.

O modo ProRAW oferece a possibilidade de conseguir fotografias no estado mais puro (pronto a ser editado em software de edição) e com isso, menor compactação final da fotografia. Por exemplo, os 12 MP das anteriores câmeras já chegavam a alcançar os 25 MB de espaço. Porém, segundo alguns dados que já foram avançados, as fotografias tiradas com a câmera de 48 MP ocupam em torno de 75 MP (e até 80,4 MP), o que representa 3x maior espaço que a de 12 MP (e não 4x como seria de esperar de um sensor quatro vezes maior).

Dito isto, para quem espera tirar partido destas novas câmeras do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, fica o aviso para que não fique surpreendido com a rápida redução de espaço no seu telemóvel. Ainda que isto fosse algo óbvio para grande parte dos leitores, poderia passar despercebido perante a emoção de grande parte da comunidade (ao saber que a Apple finalmente inclui um sensor de maiores dimensões). Não é sem razão que os novos modelos vêm com mais opções de armazenamento interno.

É evidente que para a maioria dos utilizadores (ou consumidores) da marca da maçã não terão quaisquer problemas com o espaço ocupado pelas fotografias porque irão recorrer ao modo de fotografia automática que sofre maior compactação e edição pós-fotográfica (no telemóvel). Os iPhone 14 Pro  e iPhone 14 Pro Max estarão disponíveis em opções com armazenamento de 128GB, 256GB, 512GB e 1TB.

Este novo sensor de 48 megapixéis pode fotografar em ProRAW com detalhes mais nítidos e faz-se acompanhar de um “novo modelo, sem precedentes, de machine learning que oferece imagens mais nítidas e menos ruído para detalhes”. O iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max tem ainda a particularidade de incluir a tecnologia quad-pixel que permite unir quatro pixels num só para fornecer imagens de melhor qualidade num tamanho de 12 megapixéis.

O iPhone 14 Pro e 14 Pro Max já se encontra disponível em pré-reserva desde o início do dia de hoje – 9 de setembro – e começará a chegar aos clientes a partir de dia 16 de setembro, sexta-feira. Está ansioso? Já falta pouco.

Fonte MacRumors

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui