A Boston Dynamics mostra (mais um) vídeo do seu robot Atlas a fazer ‘parkour’

Os robots que mais tem vindo a impressionar o mundo são provavelmente os robots da Boston Dynamics. A Boston Dynamics costuma lançar com alguma frequência vídeos dos seus progressos tecnológicos na internet, que acabam sempre por ser virais.

O último vídeo a ser lançado pela empresa é um vídeo do Atlas, um humanóide que se move em duas pernas. Este robot mostrou uma grande capacidade de locomoção ao conseguir saltar facilmente por cima de caixas.

O equilíbrio, destreza e capacidade de locomoção do Atlas são impressionantes. Não sabemos de momento quem são os possíveis clientes, ou as possíveis utilizações, destes robots da Boston Dynamics. Mas são extremamente impressionantes.

Vejam o vídeo do Atlas a saltar caixas:

São vários os robots que a Boston Dynamics já apresentou ao mundo.

Por exemplo, o SpotMini, um robot em forma de pequena girafa. A equipa de desenvolvimento descreve o SpotMini como «um dos robôs mais silenciosos alguma vez construídos. Através do seu grande número de sensores, câmeras de profundidade, giroscópio de estado sólido (IMU) e sensores de propriocepção nos membros consegue desempenhar actividades muito próximas das que os humanos executam». A execução de tarefas, como a navegação e manipulação de objectos, é feita de forma autónoma, sendo apenas necessário por vezes recorrer da orientação humana para certas decisões.

A Boston Dynamics não para de surpreender e de alimentar a nossa imaginação com os vídeos que vão colocando na internet mostrando os (rápidos) avanços tecnológicos que a empresa está a conseguir na área da robótica. Os robots da Boston Dynamics também estão a aprender a correr fora de casa e a orientarem-se sozinhos no espaço.

Num dos clips, novamente o humanóide Atlas, vai correr para a relva. A forma como ele corre quase que parece irreal, uma montagem: mas é real. É mesmo um robot a correr naturalmente na rua. Também podemos ver o robot a saltar por cima de um obstáculo (um tronco de árvore).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here