9 formas de liberar espaço no Mac

Quer continuar a trabalhar e de repente repara que está a ficar com o Mac cheio e com pouco espaço em disco? Não sabe o que fazer? Então, vamos dar-lhe não apenas uma, mas sim várias soluções que vão permitir liberar espaço em disco e, com isso, poder continuar a trabalhar sem qualquer dificuldade.

O computador deixará de ficar tão lento, não irá mais bloquear e, consequentemente, irá poupar bastante tempo. Fique atento.

9 dicas para saber como liberar espaço no Mac

Antes de avançarmos com as dicas que preparamos especialmente para si, deverá, em primeiro lugar verificar qual o espaço disponível no computador. E convém fazê-lo após cada dica, porque poderá ser suficiente para liberar espaço no Mac que lhe permita trabalhar sem problemas.

blank

Então, deve ir ao menu Apple – Acerca deste Mac – Armazenamento. Aí encontrará a resposta. Vamos, então, às dicas.

Gerir o armazenamento

Sabia que a própria janela Gestão de Armazenamento disponibiliza alguns conselhos para otimizar todo o armazenamento no Mac? Dedique algum tempo a esta tarefa e atente às recomendações fornecidas.

Limpar a área de trabalho

É muito prático ter ficheiros, programas e aplicações no Desktop, mas isso é errado e, como tal, ao fazer uma limpeza geral, poderá, igualmente, liberar espaço no Mac.

Ativar a opção de esvaziar o lixo automaticamente

No Mac encontra esta opção de “Esvaziar o lixo automaticamente”, que irá apagar de forma definitiva todos os ficheiros que se encontrem na pasta Lixo há mais de 30 dias.

Remover arquivos duplicados

Este é um problema comum e que muita gente não sabe que tem: temos mais ficheiros duplicados no Mac do que imaginamos e que, como tal, ocupam espaço completamente desnecessário. Atualmente, existem aplicações que ajudam a resolver o problema, por isso não deixe para amanhã o que pode fazer hoje e trate já do assunto.

Reduzir acumulação de ficheiros

Com a opções “Reduzir acumulação de ficheiros” poderá ficar a saber quais os ficheiros que ocupam muito espaço que tem no computador e de que provavelmente já não vai mais precisar.

Desinstalar aplicações

Instala uma app hoje, outra depois de amanhã e assim sucessivamente e quando dá por si tem uma panóplia de aplicações que não usa e muitas das quais – admita – nem sabe para o que servem.

Por isso, toca a fazer uma verdadeira revisão ao computador e ver o que está a mais e eliminar definitivamente.

Limpar a cache da Internet

Não importa qual o browser que use, se navega na net vai sempre acumular cookies que ocupam, na maior parte dos casos, muito espaço.

Faça esta limpeza, pelo menos, uma vez por mês.

Compactar pastas e arquivos

Se precisa mesmo de ter determinados ficheiros no computador, então, por que não compactá-los? Sempre ficam mais leves e não pesam tanto na máquina.

Guardar ficheiros num disco externo

Por último, recomendamos que guarde de X em X meses a informação que não quer mesmo perder num disco externo. Além de liberar espaço no Mac certifica-se de que se acontecer algum problema com o computador não vai perder dados importantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here