80% das Instituições Financeiras definem a IA como uma tecnologia chave

De acordo com as conclusões de um estudo da NTT DATA, que está disponível aqui, os decisores dos serviços financeiros concordam que a implementação da Inteligência Artificial (IA) será o principal fator de sucesso competitivo nos próximos anos. De facto, 83% concordam que a IA está a criar novas formas de diferenciar as ofertas e conquistar clientes, impulsionadas pelo acesso a conjuntos de dados únicos; no entanto, permanecem obstáculos e a adoção da tecnologia fica atrasada.

Os inquiridos indicam que: a implementação de tecnologia (55%), a criação de uma cultura de startup em negócios já estabelecidos (51%) e competências de mudança organizacionais (43%) são os principais desafios da IA na implementação de serviços proativos personalizados. Apesar destes obstáculos, as instituições financeiras (IF) têm de encontrar uma forma de os ultrapassar.

Especialmente tendo em conta a pandemia COVID-19, os consumidores procuram cada vez mais soluções e aplicações de financiamento digital, que antecipam as suas necessidades e oferecem orientação financeira de forma proativa.

“A aplicação de mais IA nas principais atividades das instituições financeiras é desafiante”, disse David Sanz, da NTT DATA Company. “A utilização hiperpersonalizada da análise de dados, alimentada pela IA, é um caminho que as instituições financeiras precisam de seguir porque, no fundo, pode proporcionar uma experiência superior ao cliente”.

De acordo com os dados recentes, existem várias conclusões-chave que se aplicam às instituições financeiras relativas à implementação da IA nas suas organizações:

  • Os principais desafios para as instituições financeiras atraírem e reterem clientes são o uso da IA para oferecer aconselhamento personalizado a clientes individuais;
  • construir confiança com os clientes;
  • combater a concorrência das fintechs e das empresas tecnológicas;
  • a limitação das interações pessoais com o cliente;
  • a lentidão no lançamento de novos produtos.

“O próximo passo na criação do verdadeiro banco digital do futuro é o uso mais efetivo da IA e de outras tecnologias digitais para promover o envolvimento na vida de cada cliente”, disse Kaz Nishihata, Vice-Presidente Executivo da NTT DATA. “As instituições financeiras de todo o mundo terão de se concentrar na IA, na análise de big data e no poder de processamento – bem como fazer com que as iniciativas de mudança organizacional e parcerias estratégicas – atendam às necessidades dos clientes e se diferenciam verdadeiramente”.

Para explorar como a IA pode permitir que as instituições financeiras atraiam e retenham clientes num mundo digital, a NTT DATA inquiriu 4.807 consumidores e 476 executivos sénior na banca, corretagem, mercados de capitais, gestão de riqueza, e cartões e pagamentos nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Brasil e México em dezembro de 2020.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here