6G a nova tecnologia sem fio

Um dos pesquisadores do 5G divulgou um elemento-chave da próxima geração de tecnologia e ao que parece vem sem fio.

As operadoras de todo o mundo lançaram nas suas redes a tecnologia 5G. A cobertura 5G já está espalhada quase por todo o mundo. A tecnologia sem fio da próxima geração está ganhando asas rapidamente. Então, vamos falar sobre a tecnologia sem fio da próxima geração, o 6G.

Cada geração sem fio dura cerca de 10 anos, então ao que tudo indica o 6G ainda está  muito longe de se tornar realidade. Talvez em 2031 tenhamos uma sugestão de implantação. Ainda assim, vale a pena conhecer um pouco a nova tecnologia que já está em estudo.

O 5G veio para ficar e só irá parar quando o 6G estiver totalmente desenvolvido. Enquanto os executivos sem fio se reuniam na conferência Mobile World Congress, um grupo separado de pesquisadores de empresas que representam o órgão 3GPP se reuniu para falar sobre o 5G Advanced.

Nessa discussão estava Tingfang Ji, diretor sénior de engenharia da Qualcomm e um dos principais impulsionadores da tecnologia 5G da empresa. Tingfang Ji, que possui mais de 800 patentes na Qualcomm, deu algumas dicas sobre como poderá vir a ser a tecnologia 6G.

blank

6G

As tecnologias tem vindo a crescer muito ao longo do tempo e a verdade é que a mudança para 4G teve um grande aumento na velocidade.

Agora, o 5G oferece maior conectividade para vários dispositivos, bem como velocidades nunca antes vistas, principalmente em grandes cidades. Embora o 6G, sem dúvida, traga velocidades ainda mais altas, um benefício importante será usar essa tecnologia sem fios.

Com o 6G, seu telefone será capaz de descobrir outros dispositivos num raio enorme, servindo como uma ponte entre os mundos físico e digital.

A Apple já usa o Bluetooth embutido na sua rede de dispositivos para permitir que as pessoas rastreiem objetos com seus AirTags. Mas Tingfang Ji diz que a experiência 6G será mais parecida com um radar, permitindo mais interação entre os dispositivos.

“Você pode realmente sentir o ambiente, então deve ser mais poderoso”, disse Tingfang Ji.

A tecnologia da próxima geração também pode resolver o dilema que o conjunto giga hertz enfrenta agora. A tecnologia 6G irá potencialmente oferecer maior capacidade e maior alcance.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here