600 mil computadores Mac infectados por um cavalo de tróia

Uma vulnerabilidade no software Java existente nos computadores Mac, permitiu a instalação de um cavalo de tróia, infectando mais de 600 mil máquinas da Apple.

Uma empresa de segurança informática, Dr Web, admitiu publicamente mais de 600 mil computadores Mac foram infectados por uma variante do malware Flashback, um cavalo de tróia que já existe há algum tempo, tendo vindo a originar várias mutações. Esta informação já foi confirmada por Igor Soumenkov, investigador de software da KasperskyLabs.

A infecção surge quando o utilizador visita um website que possui o código malicioso, por exemplo, um applet Java, e devido a uma falha na máquina virtual Java, o código malicioso consegue ser executado fora da sandbox (área de execução protegida), ter acesso completo ao sistema e fazer-se passar por uma actualização do Adobe Flash Player para dar início ao processo de infecção.

blank

Esta infecção é já considerada como a maior Botnet de máquinas Apple, que sempre foi reconhecida pelos sistemas operativos extremamente seguros e livres de vírus.

Os utilizadores da Apple já podem receber a actualização que corrige esta vulnerabilidade na máquina virtual Java, selecionando “atualização de software” a partir do Menu Apple, toda a informação sobre o patch Java encontra-se disponível aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here