5G vai mudar o mundo e a China quer liderar o caminho

A China está avançando a todo o vapor com o 5G, mesmo com uma pandemia assolando o mundo. Isso está a criar uma corrida entre o país e os Estados Unidos, que liderou o caminho com a tecnologia móvel 4G e quer manter a sua posição de liderança nesta próxima geração.

O 5G é a próxima geração de tecnologia sem fio lançada em todo o mundo, prometendo fornecer um serviço sem fio muito mais rápido e uma rede mais responsiva. Sua capacidade de conectar mais dispositivos e oferecer feedback em tempo real devem provocar uma mudança radical na maneira como vivemos e trabalhamos, introduzindo novos avanços, como carros autónomos, para experiências avançadas de realidade aumentada.

O país que lidera a implantação do 5G pode ganhar uma vantagem ao implementar essas tecnologias futuras. E, assim como os EUA beneficiaram da colheita de serviços e negócios que surgiram do 4G – pense em transmitir ao vivo no Facebook e compartilhar serviços como o Uber – muitos acreditam que o 5G desencadeará um renascimento semelhante de novos negócios.

Há outra razão pela qual a China e os EUA estão ansiosos para liderar nessa área – qualquer trabalho no 5G ajudará os países a controlarem as principais propriedades intelectuais que influenciarão o desenvolvimento de futuras tecnologias sem fio.

O ano de 2020 deveria ser aquele em que o 5G se tornaria popular. Mas a disseminação do novo coronavírus fez com que alguns se perguntassem se a tecnologia fosse disponibilizada ainda este ano.

O novo coronavírus, que causa uma doença chamada COVID-19, surgiu pela primeira vez em Wuhan, na China, no final do ano passado. Desde então, tornou-se uma pandemia global, contagiando mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 3 milhões estão nos EUA. O surto causou bloqueios em cidades em todo o mundo, forçando as empresas a encerrar portas e os cidadãos a serem fechados em suas casas por semanas e em alguns países por meses.

Fonte: CNET

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui