5G rende aos cofres do Estado mais de 400 milhões em 2021

O Estado vai encaixar este ano mais de 400 milhões de euros com a atribuição de licenças 5G aos operadores que participaram no leilão. Segundo a agência Lusa, dos seis, apenas três optaram por pagar na sua totalidade, enquanto as demais três pagaram metade do valor, diferindo a outra metade para data posterior, de acordo com as regras do regulamento do leilão.

De acordo com informação avançada pelo presidente da Anacom, João Cadete de Matos, num encontro com a imprensa, a NOS, Vodafone e Dense Air pagaram as respetivas licenças na totalidade. Com valores de, respetivamente, 165 milhões, 133 milhões e 5,7 milhões de euros.

Já a MEO, NOWO e Digi optaram pelo pagamento de 50% agora, podendo o remanescente ser pago durante um período de sete anos, ainda que tenham prestado uma caução sobre esse valor. No total, cada um desses operadores terá de pagar 125,2 milhões, 70,1 milhões e 67,3 milhões, respetivamente.

Recorde-se que a MEO, da Altice Portugal, foi o último operador a proceder ao pagamento do espetro adquirido no leilão, sendo o único a quem ainda não foi atribuída a respetiva licença. Já a NOS foi a primeira a pagar a a receber a licença, seguida dos demais operadores.

Segundo João Cadete de Matos, a NOWO já informou a Anacom ter endereçado um pedido às operadoras com redes (MEO, NOS e Vodafone) para ter acesso ao roaming nacional, como previsto nas regras do leilão.

Numa fase inicial, a diferença entre a experiência do 4G e do 5G não será significativa. Como temos observado noutros países europeus, as velocidades mais altas deverão aproximar-se dos 200 Mbps e atingir pontualmente entre 300 e 350 Mbps. Contudo, em muitos locais, o desempenho do 5G vai apenas assemelhar-se a um bom 4G.

Já numa fase mais avançada, os consumidores poderão ter acesso a velocidades de internet próximas de 1 gigabit por segundo (Gbps) e uma latência muito inferior à do 4G, o que irá permitir, por exemplo, uma grande melhoria na experiência com jogos online, downloads de ficheiros em segundos e streaming sem esperas, etc. A capacidade da rede também será muito mais elevada, permitindo a ligação de toda a espécie de aparelhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui