5 funcionalidades do Android que a Apple deveria adotar nos iPhones e iOS

Podemos criticar a Apple por diversas coisas, mas sem dúvida que a marca sabe fazer dispositivos e os vários lançamentos têm sido um sucesso (apesar de alguns deslizes). No entanto, se por um lado temos de dar a mão à palmatória e admitir que o iOS é um excelente sistema operativo com excelentes funcionalidades, é totalmente verdade que o Android sempre permitiu personalizações que fazem todo o sentido e que a Apple sempre foi muito resistente.

Se perguntar a um utilizador Android, ele provavelmente terá uma lista de coisas que faltam nos iPhones, o que os fez aderir aos dispositivos Android. No que diz respeito à adaptação de novas tecnologias, a Apple não se contenta, quando comparada com o Android, que é uma plataforma aberta.

Aqui estão as cinco características que a Apple deve copiar imediatamente do Android para tornar o iPhone e o iOS ainda mais práticos. Sendo de referir que as minhas sugestões são características centradas em software e que a Apple poderia activar apenas com uma actualização de software, mesmo para equipamentos mais antigos.

Borracha Mágica

Esta é agora uma característica comum nos dispositivos Android da Samsung, Google, e smartphones Vivo. A capacidade de remover objectos indesejados ou mesmo humanos de uma imagem com apenas alguns passos fará com que as suas imagens para as redes sociais fiquem prontas num instante.

É verdade que o iOS 16 já permite remover o fundo completo, mas não permite que sejam apagados objetos específicos das fotos.

Ecrã separado

Os smartphones Android têm um muito melhor multitarefas quando comparados com os iPhones. Embora haja alguma melhoria multitarefa no iPhone 14 Pro com a Ilha Dinâmica, a Apple ainda não permite aos utilizadores abrir duas aplicações em modo de ecrã dividido ao mesmo tempo.

A Apple deveria permitir multitarefas em modo de ecrã dividido pelo menos nos iPhones de ecrã grande como o iPhone 14 Plus e o iPhone 14 Pro Max. Uma funcionalidade que já é possível, por exemplo, no iPad.

Desinstalar aplicações de sistema

Esta é uma declaração controversa até certo ponto, dado que os modernos smartphones Android não permitem aos utilizadores desinstalar várias aplicações Google e em alguns nem sequer é possível desinstalar aplicações de terceiros que correm na versão personalizada do Android.

A Apple permite aos utilizadores remover algumas das aplicações do sistema e na próxima versão do seu sistema operativo poderia permitir aos utilizadores remover todas as aplicações do sistema e substituí-las por uma versão de terceiros.

Também há que admitir que a Apple tem feito bons passos no sentido de se abrir mais a aplicações terceiras. Quem é que não se lembra da altura que nem sequer era possível alterar o teclado do iPhone?

Loja de aplicações terceiras

Esta é outra característica que os utilizadores têm vindo a solicitar, e a Apple tem negado afirmando que poderia afetar a segurança dos iPhones. Permitir que os utilizadores possam carregar uma aplicação de outras lojas, dar-lhes-á também mais liberdade para os utilizadores apreciarem aplicações e jogos de lojas externas, e tornará o iPhone ainda mais aberto.

Mas, mais uma vez, a Apple parece estar a dar passos neste sentido. Ainda no início do mês passado falou-se da possisiblidade de a Apple ser obrigada a permitir lojas de aplicações terceiras, por obrigação de uma lei europeia que está em estudo e pretende acabar com o monopólio que a Apple tem no seus sistema operativo.

Melhor gestor de ficheiros

A aplicação de ficheiros no iPhone tem capacidades muito limitadas quando comparada com a do Android. Não só isso, os utilizadores não podem aceder a todo o conteúdo armazenado num iPhone a partir de um PC ou de um portátil.

Um melhor gestor de ficheiros facilitará aos utilizadores a partilha de conteúdos entre dispositivos.

Extra: Opções Profissionais da câmara

É verdade, estamos a indicar uma sexta opção, porque consideramos que, mais uma vez, a possibilidade de personalização do iPhone tem de ser mais ampla e não é por isso ser possível que tornará o iPhone menos seguro e/ou menos intuitivo para os utilizadores.

O Samsung Galaxy S22 Ultra e o Vivo X80 Pro oferecem muitas características excelentes de fotos e vídeo profissionais, tais como controlo ISO, abertura, foco, velocidade do obturador, microfones frontais e traseiros, e muito mais.

Também um equivalente iOS da aplicação da Samsung Expert para edição de imagens ProRaw seria uma excelente adição aos iPhones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui