5 ferramentas para gestão de TI fundamentais para seu negócio

Em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia, as empresas buscam soluções de TI que atendam sua demanda e tragam benefícios para a produtividade do negócio.

As ferramentas de gestão de TI acabam sendo essenciais no cotidiano das empresas atuais, para otimizar processos, garantir a segurança e aumentar a produtividade em geral.

Hoje, o empresário que não se preocupa com o monitoramento da infraestrutura de TI acaba ficando vulnerável a diversos problemas como ataques de segurança, vazamento de dados, pausas no trabalho por conta de sistemas ou equipamentos com defeito.

blank

Como funciona a gestão ou monitoramento de TI

Gerir ou monitorar a infraestrutura de TI de uma empresa reúne um conjunto de ações para acompanhar os ativos tecnológicos que são utilizados no cotidiano corporativo, como a rede corporativa, os dispositivos como computadores e dispositivos móveis, os sistemas e softwares utilizados, entre outros.

Um sistema de monitoramento e gestão da TI pode trazer diversos benefícios para a empresa, como:

  • Aumento na segurança da rede, protegendo contra invasões, roubo e perda de dados;
  • Monitorando o desempenho da rede, podendo prever ou detectar de forma precoce problemas de conexão;
  • Medindo o desempenho dos dispositivos, realizando análises preventivas, evitando problemas e utilizando de forma mais eficiente;
  • Reduzindo o custo de reparos, substituições desnecessárias, sistemas desnecessários, além de prevenir pausas para reparar problemas, evitando prejuízos;
  • Utilização dos recursos disponíveis de forma mais estratégica e otimizada, aumentando a produtividade da empresa;
  • Incorporando novas tecnologias à rotina da empresa, a fim de otimizar e facilitar as tarefas diárias, com qualidade.

Empresas de qualquer porte devem adotar o monitoramento de TI como parte da administração, pois pode ajudar nos processos estratégicos, remanejamento de recursos e investimentos, além de prevenir problemas que podem surgir por falta de segurança na rede.

Caso a empresa não tenha necessidade ou possibilidade de contar com um departamento próprio de TI, existem diversas empresas que prestam este serviço de forma terceirizada. Além disso, existem ferramentas que podem ser essenciais na gestão de TI de qualquer corporação.

Ferramentas de gestão de TI essenciais para seu negócio

  1. PRTG Network Monitor – gestão de rede

O PRTG é uma das ferramentas de monitoramento de rede mais adequadas a empresas de médio a grande porte. De acordo com o portal Network King, ela conta com recursos abrangentes que monitoram as redes e os aplicativos utilizados pela empresa.

Com usabilidade facilitada, o sistema faz uma varredura na rede detectando falhas e possíveis problemas, adicionando elementos necessários ao monitoramento programado de acordo com a rotina da empresa. O PRTG proporciona acesso ao monitoramento também nos dispositivos móveis.

  1. Basecamp – comunicação interna

Para facilitar a comunicação interna da empresa, sem perder nenhum dado, o Basecamp é um ótimo aliado. Em vez de contar com diversos e-mails, lembretes, projetos, divididos em plataformas ou sistemas diferentes, o Basecamp reúne todas as ferramentas que os colaboradores precisam em um só lugar, como chat, e-mail, editores de texto, gerenciadores de tarefas, entre outros.

Reunir todas estas tarefas em um só software facilita o uso, evita a perda de dados e aumenta a segurança das transações.

  1. Backup e armazenamento em nuvem

A produção de dados e arquivos no cotidiano empresarial vem aumentando exponencialmente, e o risco de perda destes dados fez com que as empresas aderissem aos sistemas de armazenamento em nuvem.

Afinal, ter uma cópia online destes dados é essencial, pois o sistema ou dispositivo pode ter algum tipo de problema, inutilizando todos os dados nele contidos. Além disso, o sistema de armazenamento em nuvem possibilita o acesso de qualquer lugar, caindo nas graças não só do mundo corporativo como dos usuários comuns.

Normalmente os sistemas de armazenamento em nuvem possuem recursos de backups automatizados e periódicos, que possibilitam recuperar rapidamente as informações caso ocorra perda ou dano nos equipamentos.

  1. Help desk

Caso a empresa possua um departamento específico de TI de forma interna, contar com um sistema de help desk facilitará a comunicação da equipe com os profissionais de TI. O sistema possibilita a abertura de chamadas, facilitando a comunicação e o fluxo de informações, acesso ao histórico tanto de chamadas como de equipamentos, além de gerar relatórios estatísticos sobre a produtividade dos equipamentos e da equipe.

  1. OpMon 8 – Monitoramento de dados

O OpMon 8 é um sistema de monitoramento que pode acompanhar os resultados da empresa, em tempo real, monitorando as atividades realizadas e auxiliando no gerenciamento da infraestrutura de TI. Gera relatórios sobre performance de dispositivos e rede, disponibilidade e outros indicadores importantes para o cotidiano da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here