5 apps para uma alimentação mais saudável

Red Magic 3S

Saltar refeições ou comer algo “só para enganar o estômago” são comportamentos muito comuns, principalmente se colocarmos como cenário a correria do dia-a-dia. Mas estes são comportamentos errados que vão prejudicar a sua saúde a longo termo.

As apps com foco na alimentação foram criadas para evitar estes problemas e, atualmente, existem aplicações para beber mais água, contar calorias e monitorizar todas as refeições, para que coma dentro dos horários adequados.

https://pixabay.com/pt/photos/smartphone-celular-1894723/

Mas serão estas, realmente, boas hipóteses? Quais as opções disponíveis no mercado? Vamos responder-lhe a tudo de seguida.

As apps para alimentação saudável são uma boa escolha?

Estas aplicações, como referimos acima, pretendem contar calorias, ajudá-lo a ter uma refeição equilibrada e, mais importante, não deixar que salte refeições ou que ingira menos água do que aquela que o seu corpo necessita.

Parecem excelentes aliadas à sua saúde, certo?

A realidade é que estas aplicações só são benéficas para determinadas pessoas. Se uma pessoa vê esta aplicação como algo que deve seguir à risca, vai contar calorias de forma rígida, podendo resultar em ansiedade e, consequentemente, em distúrbios alimentares, segundo os especialistas (1).

A aplicação é excelente para ter uma ideia do que anda a comer, se anda a saltar refeições ou se bebe água suficiente, portanto se quer ter apenas uma ideia geral, as aplicações abaixo serão muito úteis.

5 apps para uma alimentação mais saudável

1. MyFitnessPal

Disponível: Web, Android, iOS, Windows Phone

Esta aplicação tem uma base de dados de alimentos enorme, facilitando o registo dos alimentos consumidos. A app também permite escolher uma meta – perder peso ou mantê-lo – e obter o número de calorias correspondente a essa mesma meta; no entanto, consulte sempre o seu nutricionista.

Outro aspeto que nos faz escolher esta aplicação é a possibilidade de inserir os exercícios realizados.

2. FatSecret

Disponível: Web, Android, iOS, Windows Phone

A base de dados desta aplicação também é enorme e a inserção das refeições e dos exercícios realizados é possível. Dependendo da região, pode passar o código de barras ao invés de inserir os alimentos, levando a que toda a informação seja inserida facilmente.

A aplicação é muito idêntica à anterior, portanto aconselhamos a instalação de ambas para teste; mantenha a que for mais intuitiva para si.

3. Boa Forma

Disponível: Android, iOS

Não sabe o que comer hoje? Esta aplicação é ideal para esses momentos pois oferece algumas dicas aos seus utilizadores, permitindo descobrir o que precisa para a sua refeição.

Aliás, se preferir pode planear as refeições para toda a semana e aproveitar os preços baixos do folheto online do Lidl (2). Desta forma irá poupar tempo de planeamento diário e irá comprar de forma inteligente.

A aplicação também permite a interação, ou seja, de acordo com os seus objetivos pode receber medalhas diretamente na aplicação. Claro que com estas medalhas conseguirá manter-se mais motivado.

4. NutriSoft

Disponível: Android, iOS

Consumo de água, atividade física, alimentação e qualidade de sono: tudo isto pode ser gerido com apenas uma aplicação.

A aplicação permite o registo das informações já referidas anteriormente, mas também tem um diferencial: secção de desafios de exercício. A possibilidade de escolher a dieta por calorias ou por pontos também é um diferencial que nos fez adicionar a app a esta listagem.

Dentro a aplicação irá encontrar um gráfico onde pode analisar a sua evolução. No entanto, apesar de bastante completa, não dispensa a ida a um nutricionista.

5. Hydro

Disponível: Android, iOS

Por último recomendamos uma aplicação totalmente voltada para o consumo de água e que notifica o utilizador do momento de ingestão.

Esta app permite colocar uma meta de água de acordo com aspetos importantes do estilo de vida da pessoa e exteriores – como a prática de exercício físico, o peso ou o tempo quente – e adicionar cada consumo a essa meta. Assim que a atingir, as notificações podem ser desativadas.

As aplicações anteriores têm uma opção para consumo de água, mas esta app é mais completa.

Apesar de excelentes, lembre-se que estas aplicações não substituem as consultas com um nutricionista.

Fontes do artigo: Preços baixos no folheto do Lidl, Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here