4G é coisa do passado, 5G será 20 vezes mais rápido

Red Magic 3S

321

Novo padrão de internet 5G terá velocidades bastante mais rápidas, chegando a ser até 20 vezes mais rápido do que o padrão atual 4G.

No que depender da International Telecommunication Union (ITU) a internet lenta é um problema que vai acabar dentro em breve, uma vez que eles já definiram oficialmente que as redes 5G oferecerão velocidades que poderão chegar aos 20 Gbps. Quando o mundo ainda se está a adaptar ao 4G, e inclusive em muitos lugares do planeta nem existir sequer uma conexão 3G aceitável, já se começa a desenvolver o 5G.

A ITU já definiu especificações padrão para o 5G. Em 2014 já se começou a falar em avançar com este novo padrão, no entanto, agora é que o processo avançou de vez. A tecnologia 4G oferece velocidades de 1 Gbps, e supostamente o 5G irá oferecer velocidades até 20 Gbps. As especificações finais  do padrão 5G deverão estar prontas em Outubro deste ano, tendo de ser depois aprovadas por mais de 193 países membros da ITU.

Apenas nos resta aguardar para ver se na prática isso será mesmo assim, esperemos que sim, pois se isso se vier mesmo a confirmar, possibilitará desenvolvimentos significativos em várias áreas, como por exemplo na transmissão de vídeos em 4K. O 5G também vem tentar impulsionar a já famosa “internet das coisas” uma vez que este novo padrão poderá suportar até um milhão de dispositivos conectados numa área de 1 km2.

A implementação do 5G está prevista para 2019/2020, no entanto é bem provável que este padrão passe por testes experimentais nos Jogos Olímpicos de Inverno acontecerão na Coreia do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here