Todos sambemos que a Apple é sinónimo de qualidade. E que embora o iPhone ou o iPad não tenham sido pioneiros no mercado, muitos concorrentes de smartphones “seguiram” alguns conceitos da Apple e graças a isso hoje conseguem brilhar aos sucessos.
O árduo trabalho da Apple resulta produtos de qualidade, luxuosos e populares, mas mesmo assim, alguns usuários Apple tem alguma reclamação a fazer da empresa. Eis as minhas 4 particularidades não perfeitas sobre a Apple que decido hoje partilhar.
1 – Cabo HDMI não incluído no Kit Apple TV
Não ter um cabo HDMI incluso numa consola de Jogos, leitor DVD, uma TV, ou um computador por exemplo, é comum pelo facto da justificação de que estes tipos de plataformas possuem várias ou uma alternativa para conectividade de vídeo.
Entretanto, a nova Apple TV requer um cabo HDMI, sendo esta a única maneira oficial (conforme recomenda o catálogo) para transmissão de imagem. Depois de o cliente gastar entre 149 a 199$ dólares (preço a partir da Apple) a comprar uma Apple TV 4, que terá de reservar mais algum valor para adquirir um cabo HDMI que, felizmente, não é um acessório tão caro.
2 – Acessórios à parte: Caneta Stylus e iPad Pro
A caneta de acessibilidade virtual que funciona através ao toque de tela é normalmente conhecido como um acessório complementar de qualquer dispositivo moderno. Pode-se dar exemplo a série Galaxy Note da Samsung que apresenta uma caneta virtual engavetada na parte lateral do telemóvel.
A Apple parece discordar ao conceito da caneta Stylus ser um acessório normal e por consequência disso, quem aderir o iPad Pro terá que por necessidade pagar 100$ dólares para obter uma caneta Stylus a fim de aproveitar melhor o aparelho e adiante improvisar uma bolsa ou um compartimento livre da pasta pessoal para guardar o acessório, já que o iPad Pro não possui uma gaveta especial.
3 – Dispositivos finos: peças não removíveis
Macbooks, iPhones, iPads, iPods e outros dispositivos portáteis da Apple, têm uma melhoria de design e tecnologia quando são mais finos e equipados de acessórios mais pequenos. Mas é embaraçoso que esta característica de “tradição Apple” atinja também aos Desktops iMac.
Ora vejamos, para criar um computador Desktop superfino é necessário que maior parte de seus componentes sejam organizados de forma compacta ao modo de poupar-se o espaço e permitir que o esqueleto do aparelho caiba ao feitio do design. Esta moldura pode ser reduzida com a união de peças através de “soldadura” e a combinação entre pequenos acessórios internos. Assim, as peças tornam-se irremovíveis (difíceis de substituição) e o utilizador fica impossibilitado de trocar por si só qualquer peça do computador, quebrando o valor tradicional de que um computador é uma máquina personalizável.
4 – iTunes
Nunca experimentei o aplicativo iTunes em nenhum dos sistemas operativos Mac OS X. Mas se mal funciona no Windows é porque também pouco pode-se esperar da sua originalidade. Enquanto sincronizo músicas ao meu dispositivo iOS ou mesmo uso serviços do iCloud, é frequente lidar com processos lentos e reclamações de erros por parte do próprio aplicativo iTunes. Adicionalmente, o Podcast, tem uma interface difícil de gerir e por sequência, apagar as faixas na lista.