30 milhões de telemóveis com NFC foram vendidos em 2011

O Near Field Communication é uma tecnologia que ainda está a dar os primeiros passos e tem demorado a afirmar-se. Mas o número de telemóveis equipados com NFC já representa uma quota significativa no mercado mobile.

Segundo os números da empresa analista Canalys, em 2011 foram vendidos perto de 487 milhões de telemóveis em todo o mundo, pelo que 30 milhões de dispositivos com NFC representa uma quota de mercado de seis por cento. Os números apesar de serem baixos não deixam de ser significativos: em 2010 apenas 3 milhões dos telemóveis vendidos tinha suporte a NFC, número que multiplicou dez vezes no espaço de um ano apenas.

Os números chamam mais a atenção tendo em conta o facto de poucas aplicações e terminais físicos fazerem uso desta tecnologia. Quer isto dizer que o Near Field Communication é mais uma aposta das fabricantes do que propriamente uma exigência e necessidade dos consumidores. Durante o ano de 2011 e segundo o relatório da Berg Insight, chegaram ao mercado 40 novos telemóveis equipados com NFC ao mercado. Samsung Galaxy SII, Galaxy Note, Nokia n9 e Sony Xperia S são alguns dos telemóveis à venda no mercado português que já apresentam suporte a esta tecnologia.

“Apesar de ainda demorar algum tempo até que os investidores cheguem a acordo nos modelos de redes de pagamentos, a leitura de etiquetas e o emparelhamento de dispositivos pode ser suficientemente tentador para que as fabricantes apostem no NFC em telemóveis de gama média/alta” refere André Malm, principal analista da Berg Insight. A transferência de ficheiros entre Galaxy Nexus através do Beam, o Google Wallet e agora em Portugal o TMN Wallet, são alguns raros exemplos do aproveitamento que a tecnologia está a ter.

httpv://www.youtube.com/watch?v=nCw1ilMzCH4

As previsões do relatório da Berg Insight apontam para o baixar do preço do NFC nos dispositivos móveis, o que por sua vez irá levar ao aumento do número de telemóveis comercializados e equipados com a tecnologia de rádio frequência. Em 2016 serão vendidos perto de 700 milhões de smartphones com Near Field Communication segunda o mesmo relatório.  Um outro relatório, da empresa analista Juniper Research, prevê que até 2015 o NFC seja responsável por transferências no valor de 56 mil milhões de euros.

O Near Field Communication é para muitos o futuro dos pagamentos electrónicos, o que dispensaria o uso de cartões de crédito e de dinheiro. Um telemóvel bastaria para pagar todas as despesas normais do dia-a-dia. Como o nome indica, o raio de acção do NFC é apenas de dez centímetros, o que acaba por transmitir alguma segurança durante os pagamentos e transferência de ficheiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here