3 razões porque TikTok está aqui para ficar

De propriedade da ByteDance, o TikTok foi lançado como Douyin na China em setembro de 2016 e introduzido no mercado internacional como musical.ly um ano depois, porém em novembro de 2017 o tik tok comprou o musical.ly. É uma plataforma de vídeo curto líder na Ásia, nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. A app ganhou popularidade e tornou-se a aplicação com mais downloads nos EUA em outubro de 2018, e a partir de 2018, ficou disponível em mais de 150 mercados e em 75 idiomas. A aplicação permite que os usuários criem vídeos curtos de ate 60 segundos.

Em julho de 2018, a aplicação contava com mais de 500 milhões de utilizadores em todo o mundo. O molho secreto do Instagram na altura da sua estreia em 2010 foi que capacitou os utilizadores sem experiência fotográfica prévia para criarem instantaneamente fotografias agradáveis e partilhá-las com uma rede social. Os consumidores podem aplicar filtros e expressar a sua vida visualmente a partir da palma da mão.

Apenas 18 meses após o lançamento, o Facebook adquiriu o Instagram – que na altura tinha zero dólares em receitas – por mil milhões de dólares, uma aposta arriscada que muitos analistas vêem agora como o negócio de aquisição da década. O tempo do Instagram na plataforma continuou a subir durante os anos vindouros e só recentemente se ajustou. Atualmente, o CEO do Snap, Evan Spiegel, diz que o TikTok pode ser maior do que o Instagram.

Quer seja um ávido criador de conteúdos, um empreendedor de marketing, ou apenas quer desesperadamente que o seu filho pare de fazer danças malucas que encontraram na internet, temos novidades : o TikTok não vai desaparecer tão cedo. As aplicações das redes sociais vêm e vão, mas o consumo de conteúdos de vídeo continua a crescer.

Horas passadas a consumir conteúdo num smartphone estão no caminho certo para eventualmente superar as horas passadas a ver televisão, e a atual estadia em casa, provavelmente acelerou estas tendências de consumo.

Consideremos as estatísticas impressionantes de crescimento do TikTok: no momento desta escrita, o TikTok é a aplicação de redes sociais gratuita mais descarregada, e a segunda entre todas as aplicações descarregadas apenas ultrapassada pelo Zoom. Os utilizadores americanos representam 20% de todas as receitas do TikTok. De acordo com um projeto de pesquisa online do Influencer Marketing Hub, a taxa de envolvimento é maior no TikTok do que noutras plataformas de redes sociais (superior ao Instagram, e cinco a 10 vezes mais alta que o Twitter, dependendo do tamanho da conta).

O TikTok é uma ameaça tripla porque combina criação de vídeo imparável e uma rede social orientada para o entretenimento.

Aqui estão três componentes chave da interface do TikTok que garantirão a sua popularidade durante meses e anos vindouros:

1. O editor de conteúdo da TikTok é nativo

As funcionalidades da aplicação para filmar imagens, cortar e colar rapidamente clips, e incorporar efeitos de música e voz ao toque de um botão, fazem dele o sonho de um criador amador. Caso seja novo no TikTok: Os vídeos têm 15 segundos de comprimento, mas os utilizadores podem criar uma série de até quatro segmentos de 15 segundos ao mesmo tempo.

Os vídeos podem ser partilhados publicamente, enviados para contas ou podem permanecer completamente privados. Marcar outras contas, hashtags e guardar vídeos para os seus próprios álbuns fazem parte do ecossistema A função de edição é particularmente sedutora porque permite uma criação de storyboard de um vídeo e, de seguida, rapidamente produza e publique um produto acabado.

2. O feed do TikTok está ligado a vídeos virais

A página inicial do TikTok é muito mais parecida com o Twitter do que com o Facebook ou o Instagram; vídeos virais com enorme envolvimento são exibidos primeiramente e compreendem o feed, e é-lhe servido um vídeo de cada vez (embora um separador “Discover” lhe permita navegar em tópicos específicos ou hashtags).

Isto faz parte da vantagem competitiva do TikTok: Um número infinito de pedidos e desafios facilitam a participação porque não é preciso ter nada de interessante para falar para começar. Os vídeos orientados para o desempenho estão incorporados no ADN da TikTok, especialmente depois de a ByteDance ter adquirido a aplicação de sincronização labial Musical.ly em novembro de 2017 e absorvido as suas funcionalidades na experiência TikTok.

3. Os ativos do TikTok são fáceis de cruzar

Everett Rogers, professor de comunicação e autor do popular livro de 1962 Diffusion Of Innovations, dividiu os adotadores de novas ideias e tecnologia em cinco categorias: Inovadores, primeiros adotadores, a maioria precoce, a maioria tardia e laggards. A pesquisa de Rogers designa tanto canais de comunicação eficazes como uma rede social como fatores na proliferação de ideias, e tikTok tem ambos a seu favor.

Embora inovadores e ´early adopters´ em conjunto representem apenas 16 por cento da população, as opções da app para partilhar tanto os conteúdos que cria como os conteúdos que descobre – como o feed de histórias do Instagram – significa que o conteúdo da app está a ser exposto a outros públicos maiores.

O conteúdo do TikTok já é criado como vídeo vertical, por isso a partilha de um conteúdo para o Instagram Stories é fácil e provavelmente contribuirá substancialmente para o crescimento orgânico do utilizador da plataforma. Quer seja um criador de conteúdos ou mais um visitante nas redes sociais, provavelmente vai ouvir falar do TikTok durante meses e anos vindouros.

O TikTok oferece uma experiência de “aquisição de habilidades” , só que desta vez os seus utilizadores podem tornar-se videógrafos experientes. Tudo o que precisa para criar uma experiência multimédia — desde cortar e adaptar clips, até adicionar bandas sonoras e filtros — pode ser feito inteiramente dentro da app e facilmente partilhado com amigos, o que é fundamental para o tempo na plataforma (E futuras receitas potenciais de anúncios para a empresa-mãe do TikTok, byteDance).

Fonte: Entrepreneur

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here