A edição Android 13 Go irá requerer mais potência do que os seus antecessores, anunciou o Google. Mais de um quarto de um bilião dos dispositivos que as pessoas usam todos os meses estão a utilizar o Android Go Edition, que foi concebido para telemóveis com armazenamento e memória limitados.
A edição Android 13 Go é baseada na última versão do SO principal do Google, o Android 13. Adiciona uma versão do design Material You, permitindo escolher um dos quatro esquemas de cor com base no teu papel de parede.
Quando o Google anunciou originalmente o Material You como uma funcionalidade do Android 12, também tocou na inclusão de animações mais extravagantes. O seu post sobre o Android 13 Go não menciona estas, no entanto é possível que coloquem demasiada pressão nos tipos de telefones para os quais o SO foi concebido.
O novo Android 13 Go também inclui funcionalidades da versão normal do SO, como as permissões de notificação e a possibilidade de alterar a língua que uma aplicação individual usa. Além disso, inclui o sistema simplificado Google Play System Updates, que a empresa diz que irá ajudar os utilizadores a manter o seu telemóvel atualizado sem ocupar muito espaço e deixá-lo implementar novas funcionalidades e patches de segurança sem a necessidade de uma actualização completa do telemóvel.
Os novos telefones com Android 13 Go vão começar a aparecer a partir de 2023. Esta é uma nota importante porque é possível que muitas pessoas que usam o Android Go tenham de atualizar o seu hardware para obterem a nova versão.
Como aponta a Google, a versão do Android 13 irá requerer pelo menos 2GB de memória, assim como 16GB de armazenamento. Isso é um passo significativo em relação ao requisito de 1GB para as versões Android 11 e 12, por isso os telefones construídos para a nova versão do Go vão ter de ser um pouco mais reforçados para lidar com isso.
Fonte: Google