25% dos jovens Portugueses viciados na Internet

Um estudo realizado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) revela que 25% dos jovens Portugueses são viciados na Internet. O Estudo foi feito com base numa amostra de 3 mil jovens onde um quarto passa 6 horas por dia ligado à Internet.

Este estudo revela que há sintomas de vicio nos adolescentes, algo que é preocupante pois a dependência excessiva da Internet leva a que os jovens não participem em actividades de lazer, ou que pratiquem actividades físicas. Tudo isto poderá ser um entrave ao desenvolvimento e à socialização.

A psicóloga Ivone Patrão, autora do Livro #Geração Cordão, defende que devem existir regras de uso da tecnologia, mas não devem ignorar ou proibir as crianças de usar a Internet. O livro que escreveu tem o intuito de servir como guia para os pais conseguirem criar algumas regras de utilização da Internet, porém cada caso é um caso e para tal as medidas a aplicar difere de cada tipo de situação.

Ivone Patrão relata também no seu livro alguns casos positivos do uso da Internet. Uma família que passe muito tempo fora, ou que viva em países diferentes usa muito as redes sociais para comunicar entre si.

Além dos pais, também as escolas e os professores devem ter um papel importante na integração da tecnologia e redes sociais no dia a dia dos jovens e crianças.

Fonte: DN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui