2021 foi um ano de recordes de lançamento de foguetões: foram 133 voos orbitais

O site Space Launch Report tem registado, ao longo dos anos, os lançamentos de foguetões para o espaço dos diferentes países e das diferentes organizações. Os primeiros registos foram em 1957. No que respeita aos lançamentos feitos no decorrer de 2021, registaram-se 144 tentativas de voos orbitais, que resultaram em 133 voos bem sucedidos, segundo refere o Space Launch Report. De acordo com a mesma fonte, houve algumas tentativas que não estão incluídas, como é o caso do lançamento do veículo iraniano Simorgh.

Quanto aos veículos lançados para o espaço em 2021, em primeiro lugar está o foguetão chinês Chang Zheng, que registou trinta e nove lançamentos, em que 100% foram bem-sucedidos, precede-se o Falcon 9 da SpaceX com 31 missões bem-sucedidas, e no pódio está também o russo R7 com vinte e um lançamentos com sucesso.

Em relação às tentativas de lançamento, também se atingiu um recorde. Em 1967 foram feitos 139 lançamentos (apenas 122 com sucesso). 1976 foi o segundo ano com mais tentativas: 131 tentativas e 125 missões bem-sucedidas. No que respeita à tentativa de lançamentos nas últimas décadas, duplicou de 2000 para 2010. Em média, os operadores comerciais privados e os lançamentos do governo registaram cerca de 70 voos por ano.

Antes de 2010, a China tinha em média menos de 10 lançamentos de foguetes por ano. Mas, na última década, o país fez progressos significativos no seu programa espacial militar, lançando satélites de observação e comunicações e embarcando num ambicioso programa de exploração. No total, o governo chinês e operadores privados lançaram 56 foguetes em 2021, dos quais 53 com sucesso.

O aumento de lançamentos deveu-se não só à China mas também ao aumento de atividade da SpaceX que, desde 2010, com o Falcon 9 tem batido constantemente recordes pessoais. A partir dessa altura apareceram algumas novas empresa privadas na indústria espacial, como a Blue Origin, Virgin Galactic e outras. Mesmo empresas mais pequenas e recentes, como a americana Rocket Lab, lançaram seis veículos em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui