2019 teve um aumento nos domínios “.pt”

Red Magic 3S

Findo o ano de 2019 é altura de proceder ao cálculo de estatísticas e comparações para entender onde existiu crescimento em relação ao ano anterior. Um campo onde se verificou um grande crescimento no ano que terminou em relação ao seu antecessor foi no número dos registos “.pt” na internet.

Em 2019 verificou-se um aumento significativo nos registos dos domínios da internet “.pt”. Contabilizaram-se cerca de 10.799 registos que o ano passado, totalizando 121.359 novos registos, tornando-se assim no novo record de registo do domínio “.pt” (segundo o responsável pela gestão do domínio português, DNS.PT). Esta mesma instituição avança ainda que o mês com maior crescimento foi outubro, com um registo de 18.429 novos domínios, seguido de janeiro, onde existiram 13.906 registos.

Os meses de fevereiro, março , maio e novembro também obtiveram números altos. Contabilizando todos os registos efectuados até ao fecho do ano, existem 1.210.661 registos “.pt” no total. O crescimento do domínio “.pt” foi considerado o maior da Europa, tratando-se de um crescimento exponencial ao longo dos últimos anos.

As medidas de inclusão digital colocadas em prática podem ser a causa maior deste crescimento, pelo que existe a intenção de continuar a incentivar essas mesmas medidas de inclusão e desenvolvimento das competências digitais em Portugal.

Luisa Gueifão afirma que “é necessário dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos” pelo que, em 2020 continuará a existir uma forte aposta “em ações de inclusão digital e de desenvolvimento das competências digitais dos portugueses, na segurança física e digital também através da implementação do PTSOC (Centro de Operações de Segurança) e na comunicação do ‘.pt’ que, acreditamos, ser hoje símbolo de confiança, credibilidade e inovação”, acrescentou.

A intenção em crescer existe, falta-nos saber o que nos reserva 2020 neste mesmo campo. Iremos manter o crescimento exponencial? Continuaremos a ter o maior crescimento da Europa? Qual vai ser o novo record?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here