14 milhões de utilizadores afetados por Bug no Facebook

Red Magic 3S

Um recente bug de privacidade levou a que milhões de utilizadores do Facebook possam sem saber ter publicado informações privadas para o público, alertou a empresa numa entrevista.  Os utilizadores da rede social que poderão ter sido afetados serão notificados no feed de notícias do site segundo informou a empresa.

“Gostaríamos de pedir desculpa por este erro”, disse Erin Egan, chefe de privacidade do Facebook.

“Corrigimos esse problema e, a partir de hoje, estamos a permitir que todos os afetados saibam e solicitem que todas as suas postagens feitas durante esse período sejam revistas. Para ser claro, esse bug não interferiu em nada no que as pessoas publicaram antes do sucedido, antes do bug o utilizador poderia escolher seu público como sempre fizeram.

A falha permaneceu ativa entre 18 a 22 de maio, mas o site levou até 7 de junho para trocar os posts de volta para privado.

O que o Bug provocou?

Quando os utilizadores publicam no Facebook, há uma opção que determina quem vê essa mesma publicação, se o utilziador escolher público, qualquer pessoa poderá visualizar essa publicação. As outras opções limitam o público, o que leva a que a publicação do utilizador  apenas chegue aos seus amigos.

Durante o bug, o mesmo  definia as publicações automaticamente como “públicas” mesmo que o utilizador escolhe-se “privado”. O Facebook afirmou publicamente que calcula que cerca de 14 milhões de pessoas foram atingidas por este “bug” – e após a empresa detetar o bug começou a notificar os utilizadores acerca deste problema.

Contratempos

Embora relativamente pequena em comparação com os recentes problemas enfrentados pela empresa, a falha é outro deslize embaraçoso para uma empresa que já está sob fogo devido à preocupação de milhoes de utilizadores acerca da privacidade da rede social. Esta semana, a empresa veio responder às inúmeras perguntas sobre a natureza dos acordos de partilha de dados com os fabricantes de telemóveis, incluindo os fabricantes chineses Huawei e ZTE.

Segundo a empresa as pessoas afetadas por este último “bug” irão receber uma notificação gráfica em breve, com a possibilidade de puder rever todas as suas publicações que poderão ter sido publicadas por engano após o aparecimento do “Bug”.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here