Análise TV LG UF950V: O futuro, Hoje.

LG UF950V (3)

Ainda nem o HD vingou em Portugal e temos em larga escala o 4K no mercado. Há já quem fale em 8K. Hoje trazemos a TV LG 55UF950V, uma aposta para um futuro que promete estar para breve.

Índice
Características e acessórios
Design
Desempenho
Veredicto: LG 55UF950V

Características e acessórios

Hoje analisamos a televisão LG 55UF950V. Conta com uma diagonal de 55 polegadas e conta com algumas das tecnologias de melhoramento de imagem de topo, a que a LG ja nos habituou. Neste caso o TRU 4K Engine, proporciona uma qualidade de imagem 4K constante. Mesmo quando o conteúdo emitido não está nesta resolução, a conversão inteligente e rápida, apresenta de uma forma melhorada esse conteúdo neste ecrã.

O processador Triple XD Engine é o responsável pela qualidade da imagem. Em termos de contraste, cor ou claridade, as imagens são sempre nítidas e brilhantes, sempre muito próximas da realidade.
O Som ficou com a marca inconfundível da Harman / Kardon. Símbolo de qualidade e de potência no seu estado puro.

Incluído no pacote está a base, bastante simples mas com um design fino e elegante, o comando mágico, como é chamado o AN-MR600 e ainda um adaptador de porta própria para Euroscart e um par de óculos 3D.
Seguem algumas das características de maior relevo:

LG55UF950V

Design

Com um design quase perfeito, a LG apostou forte na UF950V, temos uma espessura de apenas 9mm, isto em quase todo o frame da Televisão, ascendendo a 49mm na zona das ligações. Caso queria fixar a televisão à parede, conte com estes 4cm extra.

LG UF950V (19)

Um apontamento que gostamos bastante, foi o apoio que suporta a televisão, numa peça única quase da largura da televisão e que confere uma estabilidade elevada porém, necessita de uma superfície bastante grande para um apoio completo.

Um dos elementos mais importantes do kit, o comando AN-MR600 chamado de Magic Remote, cumpre bastante bem a função, embora achemos que a disposição das teclas, seja um pouco difícil de assimilação de inicio. Nada que umas horas a navegar e a explorar o mundo do WebOS não resolva.

LG UF950V (17)

O painel traseiro também foi bem pensado. A disposição das entradas está bem distribuída e nada foi deixado ao acaso. Se por ventura ainda tem algum dispositivo que funcione com a velhinha mas comum Euroscart, a LG inclui um adaptador que converte esta porta grande numa bastante mais pequena, mantendo as dimensões reduzidas do painel.

LG UF950V (1)

Desempenho

LG UF950V (12)

Devemos confessar que houve um momento menos bom na nossa análise. O que tivemos que devolver a TV. Quando nos habituamos ao som envolvente e à imagem cativante da UF950V, não queremos voltar para os sistemas convencionais.

O mundo das televisões tem avançado a uma velocidade vertiginosa. É certo que os fornecedores não têm acompanhado esta evolução, pelo menos no nosso país. Quando recebemos a TV, coincidiu com o lançamento do primeiro canal de 4K no nosso País. Apenas as tv’s que possuem o descodificado próprio, conseguem aceder à sua sintonia. Depois de sintonizado e apesar de se tratar de varias imagens provenientes de câmaras de ação e de captura em alta resolução, ficamos boquiabertos.

LG UF950V (18)

A qualidade da descodificação é soberba, rápida e apresenta uma fluidez invejável. Mas é apenas isto. Do nosso descodificado não conseguimos ter mais do que apenas um canal. É ai que começamos a explorar o WebOS 2.0 . O novo sistema operativo da LG presente nas suas televisões inteligentes permite aceder a um sem fim de aplicações que otimizam a falha que as prestadoras do serviço a cabo em Portugal ainda apresentam.

Sem necessidade de aceder a dispositivos exteriores, temos acesso a duas das aplicações mais conhecidas do mercado neste momento. Youtube e Netflix. Ambas necessitam de descodificadores bastante rápidos para se poder aceder ao conteúdo 4K em todo o seu esplendor. No Youtube, utilizando a compatibilidade com o codec VP9, conseguimos ter acesso a vídeos 4K provenientes de GoPro ou de outros equipamentos de alta qualidade, enquanto usando o codec HEVC, conseguimos ter acesso a novos conteúdos do Netflix também em UltraHD.

LG UF950V (15)

Das quatro portas HDMI disponíveis, duas são dedicadas às resoluções 4K, tendo o novo protocolo 2.0. Numa das portas ligamos a nossa PS4. Imaginem o esplendor dos jogos em FullHD, usando o upscaling que a televisão faz de forma automática, espelhado numa televisão de 55 polegadas UHD. É simplesmente brutal. GTA V por exemplo e COD Ghosts, ficam muito melhor. Neste campo, a tecnologia Dual Play também é uma vantagem com os óculos especiais para o efeito, conseguimos jogar na mesma televisão e em sobreposição, significando assim que em multiplayer não há a divisão do ecrã. Confesso que, e apesar da distancia que conservo entre a TV e o sofá ser a indicada pela marca, é difícil no inicio de habituar à dimensão da televisão. Apenas 2 dias e ficou resolvida esta questão.

Na televisão que habitualmente se usa cá em casa, uso um recetor AV para descodificar os sinais DTS e para conseguir um poder sonoro que a minha atual televisão não possui. Posso dizer que durante os testes, não senti a necessidade de o ligar. Com um sistema Harman / Kardon de 4.2 em que cada canal conta com 10W, a potência debitada é mais do que suficiente para podermos abdicar de uma barra de som.

LG UF950V (2)

Em termos de comunicações, a UF950V está bem apetrechada. Com ligações de rede através de cabo de rede ou utilizando o emissor Wifi integrado, podemos ter acesso a um sem fim de possibilidades. A tecnologia Miracast em que podemos ligar o Smartphone ou Tablet à televisão, o SmartShare em que acedendo à rede doméstica, temos acesso remoto a conteúdo transmissível na TV ou até o emparelhamento que algumas Apps oferecem como é o caso do Youtube no Android / iOS, em que no telefone escolhemos a nossa lista e transmitimos para a App do WebOS.

Apesar de o 3D não ter vingado da maneira que os produtores queriam, é certo que nesta LG está muito bem conseguido. Vimos alguns filmes em que destacamos o Avatar. Com os óculos que pesam apenas 16 gramas, temos um conforto visual que não tínhamos nas primeiras versões das TVs 3D. O sistema FlickerFree da LG apresenta também uma melhoria em que não há um tremer da imagem nem os famosos fantasmas que cansavam a visão passado algum tempo.

Segue um pequeno vídeo da operação com a televisão:

Veredicto: LG 55UF950V

Apesar do 4K ainda não estar implementado no nosso Pais como noutros por esse mundo fora, estar preparado para o futuro é ter uma TV como a UF950V. Com o novíssimo sistema operativo WebOS 2.0 e com os codecs VP9 e HEVC incluídos, podemos desfrutar da excelência do 4k sem necessidade de acessórios adicionais. Seja no Youtube, Netflix ou simplesmente a ler os filmes gravados do nosso LG G4, a qualidade de imagem é soberba. Não muito atrás fica o sistema de som escolhido pela LG. A arquitetura da Harman Kardon em sistema de 4.2 é simplesmente arrebatador. Podemos afirmar que não irá necessitar de uma soundbar adicional pois as 6 colunas tratam do assunto.

Pontos a favor:

  • Muitas conexões
  • Sistema de som Harman / Kardon
  • 4K a 60Fps

Pontos contra:

  • Ainda escassa a oferta 4K em Portugal
  • Configuração dos botões no comando confusos de inicio

Agradecemos desde já à LG a cedência da unidade em questão para análise e aproveitamos para relembrar que a mesma pode ser encontrada no mercado Português com preços que começam nos 2300€. Quem comprar esta ou outra televisão UHD e OLED da marca (até 25 de Dezembro de 2015), de tamanho igual ou superior a 49″, recebe de oferta 6 meses de Netflix. É o compromisso da marca em oferecer a melhor experiência ao utilizador.

Segue a habitual galeria de imagens:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui